Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > PPGCI/Ibict/UFRJ lança cursos da Escola de Inverno
Início do conteúdo da página

Notícias

Com a impossibilidade de realizar as tradicionais oficinas presenciais nas escolas, a equipe do Canal Ciência do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) realizou um encontro de capacitação online. A oficina foi ministrada por Joelma Fernanda Carneiro Silva e Abrão Rodrigues Neto e reuniu 4 coordenadores e 43 professores do ensino fundamental e médio da Escola Salesiana, em Brasília. Por meio do aplicativo Zoom, os ministrantes puderam interagir com os educadores e apresentaram, como de costume, estratégias de pesquisa na internet, dicas de como fazer um melhor uso das tecnologias e formas de identificar sites de procedência confiável. De acordo com Joelma, os educadores se comprometeram a auxiliar seus alunos a pesquisarem de maneira ética, crítica e…
A próxima QuartaàsQuatro, live promovida semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do MCTI, será sobre "Atenção primária de saúde e informação contra a pandemia da COVID-19". O evento contará com transmissão on-line ao vivo pela página do Ibict no Youtube.A live terá a participação dos médicos Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Danielle Ribeiro de Moraes, Eugenio Scannavino Netto e Lúcio José Botelho. Durante a live, os médicos e pesquisadores debaterão, entre vários assuntos, a respeito da importância das equipes de saúde da família e agentes comunitários e as estratégias de enfrentamento à doença que tem atingido todo o planeta.Como explica o professor Clóvis Montenegro, as equipes de saúde da família, os agentes…
A Enterprise Europe Network (EEN) anuncia o ingresso de dois novos membros: o Canadá e o Uruguai. Com filiação de mais de 60 países, a EEN é uma rede global que promove a cooperação em tecnologia e o crescimento de pequenos e médios negócios com a União Europeia. “Canadá e Uruguai são dois importantes atores das Américas no comércio internacional. A entrada deles aumenta a possibilidade de negócios e de inovação não apenas com empresas da União Europeia, mas também com empreendedores de países-membros de toda a rede, como o Brasil”, explica Márcio Canedo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenador da rede ENN Brasil. No Canadá, as instituições parceiras locais são o German…
Tendo como tema "O trabalho acadêmico em tempos de isolamento social", o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI, desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), realizará o IV Fórum de Saúde Acadêmica. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do PPGCI/Ibict/UFRJ, no dia 16 de julho (quinta-feira), às 15h.O IV Fórum será conduzido por Paula Legey e André Abu-Merhy. Paula Legey é psicanalista, especialista em Clínica Psicanalítica pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e doutoranda em Psicanálise: Clínica e Cultura pela PUC-Rio. André Abu-Merhy também é psicanalista.…
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI, desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), divulgou Processo Seletivo para ingresso nas Turmas de 2021 de seus cursos de mestrado e doutorado. As inscrições poderão ser efetuadas no período de 03 de agosto a 04 de setembro de 2020. As aulas terão início no primeiro semestre de 2021. O Programa tem como Linhas de Pesquisa as áreas de Comunicação, Organização e Gestão da Informação (Linha 1) e Configurações socioculturais, políticas e econômicas da informação (Linha 2). O formulário eletrônico de solicitação de inscrição estará disponível no site do PPGCI/IBICT/UFRJ. Os detalhes do…
Está no ar o portal em comemoração aos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O portal é uma entre várias ações para a celebração dos 50 anos do PPGCI, como as Escolas de Verão, Outono e Inverno, com cursos gratuitos, livres e on-line na área da Ciência da Informação.O portal agrega e dissemina informações sobre momentos e personalidades que marcaram a história do PPGCI/Ibict/UFRJ, bem como indica os caminhos que o Programa deverá seguir nos próximos anos. Vários pesquisadores atuaram na construção do portal, a partir da colaboração entre as equipes da…
A última QuartaàsQuatro, live semanal tradicionalmente promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao MCTI, realizada no dia 8 de julho, discutiu o tema "Bibliografia e Teoria Política". A live foi conduzida pelos professores Giulia Crippa e Gustavo Saldanha, que debateram questões sobre a história da bibliografia e os fenômenos conectados ao universo social.Durante a live, Giulia Crippa e Gustavo Saldanha construíram uma linha histórica revelando o entrelaçamento entre a bibliografia a política. Entre os pontos de destaque da live, os professores relembraram a importância de Lydia de Queiroz Sambaquy, considerada um ícone da Ciência da Informação, especialmente por seu envolvimento com a criação, em 1954, do antigo Instituto Brasileiro de Bibliografia…
O artigo “Rage against the machine  learning:a  critical  approach  to  the  algorithmic  mediation  of  information” acaba de ser publicado pelo periódico científico Brazilian Journal of Information Science: research trends – BRAJIS, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Embasados na teoria crítica e no conceito de mediação da informação, os autores Arthur Coelho Bezerra e Marco Antônio de Almeida questionam o papel dos algoritmos na filtragem das informações no contexto da big data, cumprindo o que seria a função de mediador da informação.Os autores também discutem as implicações deste fenômeno, que se faz cada vez mais presente no cotidiano. Arthur Coelho Bezerra é pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)…
Na última terça-feira, 7 de julho, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu uma live pelo Instagram para falar com o público sobre “Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho: Físico e Remoto” no período da pandemia. No evento, o educador físico e mestre em Fisiologia do Exercício, Athila Maya, e o nutricionista e pós-graduado em Gestão Clínica, Felipe Costa, ambos pesquisadores da equipe do Programa de Qualidade de Vida e Saúde do Trabalho do Ibict, conversaram sobre suas atividades e como suas áreas se relacionam. Desde o início da pandemia, quando as diretrizes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) indicaram o trabalho remoto para grupos específicos, os pesquisadores têm desenvolvido uma série de…
A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) realizou ontem (7) o webinar “EmeRI: ciência aberta para receber as revistas... de braços abertos”. Foram convidados como palestrantes do webinar a coordenadora geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Bianca Amaro, e Piotr Trzesniak, secretário-geral da ABEC Brasil.Durante o webinar, palestrantes e participantes discutiram questões essenciais sobre ciência aberta e preprints no contexto de criação e função do Repositório de Preprints Emerging Researcher Information (EmeRI). Bianca Amaro realizou uma contextualização desde o surgimento da ciência aberta até os desafios atuais enfrentados em relação ao assunto. A coordenadora explicou que o debate sobre a ciência aberta tem se destacado fortemente no…
A partir do sucesso dos cursos on-line da Escola de Outono, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), anuncia a abertura das inscrições para a Escola de Inverno.As aulas são livres, gratuitas e não exigem pré-requisitos para a participação. Os dois primeiros cursos da Escola de Inverno serão realizados pelos professores Ricardo Pimenta (Cultura de visibilidade informacional: construindo um conceito para a Ciência da Informação), e Giuseppe Cocco (Informação, confiança e algoritmos: a vida da moeda), ambos no dia 13 de julho. A programação se estende até o final de julho (confira abaixo).A…
O Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI) comemora 35 anos de existência em 2020. A data foi lembrada pelo ministro astronauta, Marcos Pontes, no programa Bate-Papo Ciência e Tecnologia no Dia a Dia, exibido nesta terça-feira (7). Apresentado pelo ministro, a 18ª edição do programa teve como convidados o Subsecretário de Unidades Vinculadas, Brigadeiro Gerson Machado, e o presidente dos Correios, General Floriano Peixoto. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) foi criado por meio do decreto Nº 91.146 em 15 de março de 1985, tendo Renato Archer como seu primeiro titular. “Hoje temos a contribuição de 27 entidades associadas, que são unidades de pesquisa, organizações sociais, autarquias, agências e empresas púbicas que estão sob a nossa coordenação…
A próxima QuartaàsQuatro, live tradicionalmente promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) às quartas-feiras, discutirá o tema "Bibliografia e Teoria Política". A live será realizada pelos professores Giulia Crippa e Gustavo Saldanha, no dia 08 de julho, às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal do Ibict no Youtube.Giulia Crippa é professora associada do Departamento de Bens Culturais da Universidade de Bolonha (Itália). É bacharel em Lettere Moderne pela Universitá degli Studi di Bologna (1993), especialista em Arquivologia pela Escola do Arquivo de Estado de Parma (1995) e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, 1999). Giulia Crippa é livre docente em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (2012) e professora…
Arthur Coelho Bezerra é pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/Ibict-UFRJ. Ele também é vice representante da América Latina e Caribe no Conselho Consultivo do International Center for Information Ethics (ICIE) e coordenador do grupo de pesquisa Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos). Na entrevista ao site do Ibict, o professor reflete sobre a ética da informação no cenário de emergência da Covid-19. Com a pandemia, surgem novas formas de monitoramento social e de dados, na tentativa de mitigar o contágio do vírus. Para o pesquisador, o controle de dados pessoais nesse contexto enfrenta uma série de dimensões éticas e pode ser positivo…
O artigo “Data Geovisualization and Open and Citizen Science - the LindaGeo Platform Prototype” (em português "Geovisualização de dados e ciência aberta e cidadã - a experiência da Plataforma LindaGeo") acaba de ser disponibilizado pelo periódico DHQ: Digital Humanities Quarterly.São autores do artigo a pesquisadora Sarita Albagli, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Hesley Py, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e Allan Yu Iwama, da Universidad de Los Lagos - Centro de Estudios del Desarrollo Regional y Políticas Públicas (CEDER).O artigo propõe uma discussão sobre as possibilidades e os limites…
No programa “Bate-papo Ciência e Tecnologia do Dia a Dia” de 16 de junho, o ministro Marcos Pontes anunciou a atividade Caça Asteroide, promovida numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA), com apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio do Canal Ciência.   O objetivo da atividade, divulgada no portal Ciência em Casa MCTI, era selecionar equipes para a missão de encontrar asteroides a partir de imagens captadas por telescópios que seriam distribuídas aos participantes por meio do software Astrometrica, do IASC. A iniciativa obteve tanto sucesso, que recebeu 477 equipes inscritas. Desse total, 20 foram selecionadas, incluindo uma dos Estados Unidos, para o treinamento realizado na…
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu no dia (01/07), mais uma live QuartaàsQuatro. O tema desta edição foi “Software Livre e a Gestão da Informação Nacional”. Nesta edição, Milton Shintaku, Coordenador da área de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do Ibict (COTEC), conversou com Luana Farias Sales, Coordenadora-Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional e docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ. “A ideia desta live foi a gente apresentar possibilidades para o pessoal que trabalha com gestão de informação. Tem muita coisa nova acontecendo e às vezes a gente não sabe da existência do software livre”, conta Luana Sales. Em sua apresentação, Sales abordou conceitos…
Em uma live histórica com cinco horas de duração, professores, pesquisadores e estudantes da Ciência da Informação de todo o país celebraram o cinquentenário do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento, intitulado “Travessias....1970-2020”, ocorreu no dia 30 de junho.Ao longo da live, marcada por uma homenagem às grandes mulheres da Ciência da Informação, como Hagar Espanha Gomes e Célia Zaher, tanto os professores convidados quanto o público presente on-line relembraram não apenas a história do PPGCI, mas também a do Ibict e de toda a Ciência da Informação.Gustavo Saldanha, coordenador do PPGCI/Ibict/UFRJ, abriu…
Que tal desenvolver uma nova tecnologia para que sua empresa se destaque ou gere um novo produto em parceria com empresas suíças? O programa Techmakers Brasil e Suíça está com sua primeira chamada aberta.  O edital busca promover parcerias constituídas por empresas inovadoras e Instituições de pesquisa da Suíça e do Brasil. O objetivo é estimular o engajamento em projetos de cooperação científica e de inovação. A chamada está aberta até 18 de setembro de 2020. As propostas devem apresentar projetos cooperativos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação, desde a prova experimental de conceito até os testes de tecnologia demonstrada em ambiente relevante, levando a produtos ou processos técnicos, que são consideravelmente diferenciados daqueles existentes no mercado, fornecendo valor agregado…
Terça, 30 Junho 2020 16:49

Revisão de governança da IFLA

Após quase um ano de discussões envolvendo o Conselho de Administração da IFLA, membros e voluntários, este documento estabelece uma nova estrutura de governança para uma IFLA mais inclusiva, transparente e eficaz.  A Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA) é o principal organismo internacional que representa os interesses dos serviços de bibliotecas e informações e de seus usuários. É a voz global da biblioteca e da profissão da informação. Com mais de 90 anos e com membros em mais de 150 países representando todos os continentes e partes do campo das bibliotecas, a IFLA está em uma jornada de transformação desde 2018, quando contratou profissionais de biblioteconomia e de informação de todo o mundo para criar uma…
Página 1 de 80
Fim do conteúdo da página