Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Coletânea BrCRIS
Início do conteúdo da página
Segunda, 13 Mai 2019 16:56

Coletânea BRCRIS

Dos Padrões Internacionais de Estruturação da Informação de Pesquisa aos Indicadores

Editores:

Maria de Nazaré Freitas Pereira

Hélia de Sousa Chaves

Ronaldo Ferreira Araújo

Apresentação: Cecília Leite – Diretora do IBICT

O IBICT vem investindo, desde 2014, na realização de estudos, na articulação de parcerias nacionais e internacionais e na promoção de eventos de capacitação e de tomada de decisão, no sentido de reunir esforços para a construção de um Sistema de Sistemas (SoS) da Pesquisa Brasileira, nos moldes de sistemas do tipo CRIS (do inglês Current Research Information Systems). Uma dessas ações foi a submissão de um projeto, intitulado “Dos padrões internacionais de estruturação da informação de pesquisa aos indicadores”, à Iniciativa Diálogos União Europeia Brasil (Diálogos Setoriais), no âmbito da 9ª Convocatória de 2017, no tema Sociedade da Informação.

Esta coletânea, que ora apresento, é uma das contrapartidas do IBICT ao Projeto mencionado acima, o qual deu origem a ações que estreitaram a cooperação entre entidades brasileiras e europeias, por meio da troca de experiências entre especialistas de ambas as partes, notadamente nas missões dos brasileiros a Portugal e dos portugueses ao Brasil.

O conteúdo da coletânea e a vinculação institucional dos autores atestam os avanços alcançados pelo Projeto, por meio de estudos realizados por peritos oriundos de diversas especialidades do campo da Ciência da Informação e da Tecnologia da Informação e Comunicação. A riqueza deste trabalho está espelhada nos estudos sobre tabelas nacionais e internacionais de classificação – CNPq, Capes, CASRAI, OCDE –, gestão do conhecimento, indicadores de CT&I, cibermetria e ferramentas e padrões para a construção do piloto BRCRIS IBICT-FAPEAL.

Com os agradecimentos deste Instituto a todos que se debruçaram na construção desta Coletânea, desejo que este trabalho colabore para a geração de novos conhecimentos e seja uma boa leitura aos interessados na temática.

>> Baixe o livro completo

Última modificação em Quarta, 14 Agosto 2019 14:18
Fim do conteúdo da página