Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - CARINIANA

Histórico

Desde 2002, o IBICT vem citando a preservação digital como um dos temas mais importantes da sua missão. Com o apoio da FINEP, em janeiro de 2013 o Instituto aderiu ao Programa LOCKSS* da Stanford University. A participação do Instituto em iniciativas como a do LOCKSS representa uma contribuição significativa para a informação científica no Brasil, que, por conseguinte, habilita-se a preservar também o conteúdo de publicações internacionais de grandes instituições participantes da Iniciativa LOCKSS.

Neste ano, a equipe do IBICT iniciou atividades de capacitação via Internet, além de produzir material técnico necessário para o gerenciamento das opções de inserção, coleta e monitoramento dos dados armazenados no LOCKSS.

A implantação do LOCKSS passou pelo primeiro teste de instalação em rede. Foram convidadas a participar dessa etapa cinco instituições de ensino superior brasileiras (USP, UNICAMP, UFPB, UFSM e UEMA). Após receberem as definições do projeto, os representantes técnicos nomeados instalaram o software LOCKSS em servidores locais e criaram a lista de 16 títulos de periódicos eletrônicos usados no primeiro envio de conteúdo para todas as caixas.

Com o resultado positivo da primeira coleta e preservação dos dados de todas as edições desses periódicos, o primeiro semestre de 2013 foi dedicado a reuniões técnicas com todas as equipes brasileiras e da Stanford University. Tais reuniões servirão para estabelecer oficialmente, por meio de acordos de cooperação técnica, a política de funcionamento da Rede de Preservação Digital. Essa política incluirá, como parte da segunda etapa de implantação, ainda em 2013, os conteúdos de todos os periódicos brasileiros na plataforma OJS/SEER cadastrados no IBICT, dos livros eletrônicos do Portal do Livro Aberto e das Teses e Dissertações da BDTD.

----

*”Lots Of Copies Keep Stuff Safe” é um programa da Universidade de Stanford, EUA, que fornece software livres de preservação digital premiados e de baixo custo para  bibliotecas e editoras, com vistas à preservação de conteúdos digitais permanentes e originais, assim como à garantia de acesso a esses acervos.