Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Rede Bibliodata

Sobre a Rede Bibliodata

A Rede Bibliodata é uma rede de bibliotecas com a finalidade de promover a catalogação cooperativa, o compartilhamento de registros bibliográficos e a disseminação dos acervos das bibliotecas brasileiras.

A história da Rede Bibliodata tem estreita ligação com o desenvolvimento da catalogação no Brasil.

A Rede Bibliodata tem sua origem em 1942 com a criação do Serviço de Intercâmbio de Catalogação (SIC) pela biblioteca do então Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que formou uma rede de bibliotecas cooperantes interessadas em reduzir os custos de catalogação. Em 1954, o SIC foi transferido para o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), atual Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde funcionou até 1973.

Em 1972, iniciam-se os estudos do formato CALCO (Catalogação Legível por Computador), pela Profa. Alice Príncipe Barbosa, que teve como base o Projeto MARC II da Library of Congress. Em 1975, a Comissão de Especialistas constituída para a implementação do NATIS indicou o formato CALCO para o processamento de dados bibliográficos em nível nacional. Em 1976, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) adapta o formato CALCO, conforme proposto por sua autora, e cria uma rede de bibliotecas, dando origem à Rede Bibliodata/CALCO.

A partir de 1980 a Rede Bibliodata/CALCO entrou em operação com a participação das seguintes instituições: FGV, Fundação Joaquim Nabuco, Escola Superior de Guerra, Biblioteca do Exército, Biblioteca Nacional, PUCRio, IBGE, dando início a uma nova fase da catalogação cooperativa no Brasil.

De 1994 a 1996, a Rede Bibliodata/CALCO passou por um processo de mudanças bastante amplo, sendo a principal a substituição do formato CALCO para o formato USMARC. Com o fim da utilização do formato CALCO, a Rede passou a denominar-se Rede Bibliodata.

Em 2009, a FGV e o Ibict assinaram o Termo de Cessão de Uso de Software nº 3/2009, visando à transferência da Rede Bibliodata para administração do Instituto. A partir de 2013, a Rede Bibliodata passa a funcionar sob a responsabilidade do Ibict..

http://bibliodata.ibict.br/