Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Biblioteca do IBICT

Fontes de Informação em CI

A Biblioteca do IBICT disponibiliza o acesso de informações inerentes aos eventos em Ciência da Informação e áreas correlatas, automação de bibliotecas, bases de dados nacionais e estrangeiras, capacitação em Ciência da Informação com as instituições e os cursos de graduação e pós-graduação na área, periódicos eletrônicos e organismos e associações profissionais.

Estudo de avaliação de Software para Automação de Bibliotecas

 

Bases de Dados

Bases de Dados com acesso regulamentado por assinatura


Elsevier Science

Serviço que permite acesso a aproximadamente 1.100 periódicos da área científica e a serviços eletrônicos como: ScienceDirect que, por sua vez, possibilita o acesso ao texto completo de mais de 1.000 de periódicos técnico-científicos. O Elsevier Science divulga a lista de periódicos online. Essa lista é composta por  uma relação das áreas do conhecimento e os novos títulos.


Online Dissertation Services

O serviço da Bell Howell Information and Learning é composto de duas grandes bases de dados: a Dissertation Express e ProQuest Digital Dissertations. Ambas  permitem o acesso a cerca de 1 milhão de teses, depositadas desde 1861, além de 40.000 dissertações.


Dialog

É um serviço comercial que reúne 450 bases de dados com mais de 350 milhões de artigos, resumos e citações. O Dialog cobre uma variedade de tópicos de assunto com ênfase em Jornalismo, Negócios, Ciência e Tecnologia.


Web of Science (WoS)

Produzida pelo Institute for Scientific Information, esta página é constituída por uma base de dados disponível a pesquisadores de instituições brasileiras de pesquisa, graças a um convênio firmado entre a Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) O diferencial desta base é que ela permite, além da a recuperação de informações sobre os trabalhos publicados nos mais importantes periódicos internacionais, a identificação das referências bibliográficas contidas nos mesmos, informando ainda, sobre os trabalhos que os citaram (indicadores de uso). Abrange o período de 1974 até a época atual, compreendendo: Science Citation Index Expanded, Social Sciences Citation Index e Arts and Humanities Citation Index. Encontra-se disponível em todos os computadores dos campi da USP, cadastramento obrigatório.


Art Museum Image Gallery

Disponibiliza mais de 100.000 imagens de obras de arte que fazem parte de coleções de renomados museus em todo o mundo. Inclui pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, têxteis, costumes, joalheria, cerâmica, mobiliário, livros, manuscritos e outras obras.

Acesso: Capes e Internet


Library and Information Science Abstracts (LISA)

Base de dados referencial na área de Ciência da Informação com cobertura internacional. Indexa mais de 440 periódicos publicados em 68 países. O período disponível online é de 1969 até os dias atuais.


Journal of American Society for Information Science


Serviço de Informação MIMAS do Reino Unido - NESLI

Acessa periódicos eletrônicos, mediante cadastramento obrigatório.


Serviços de bibliotecas com acesso gratuito

The Librarian's Yellow Pages (LYP)


Artigos de periódicos com referência e resumos

OCLC FirstSearch ECO

Permite que bibliotecas gerenciem e arquivem grandes quantidades de informação da coleção de periódicos profissionais e acadêmicos na rede mundial de computadores.


Thomas Parry Library - Electronic Journals in Librarianship and Information Science

Essas páginas da Internet contêm listas de periódicos eletrônicos especializados em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Os títulos estão em ordem alfabética e os links e informações são atualizados mensalmente.


Artigos de periódicos com texto completo.


Scientific Electronic Library Online - SciELO Brasil

Coleção virtual de artigos de revistas científicas brasileiras disponíveis na Internet, que traz textos completos de artigos científicos sobre todas as áreas do conhecimento. A ScieELO Brasil possibilita também o acesso a indicadores de uso e de impacto da literatura. . O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito por meio de  índices e de formulários de busca internacionais e é  gratuito.


Aslib

Association for Information Management. O Aslib Proceedings é um periódico de renome internacional na área de informação jornalística, publicação eletrônica, comunicação e Internet. Aos assinantes é permitido o acesso ao texto completo, em PDF. Para quem não é assinante, o resumo dos artigos pode ser lido no endereço www.aslib.co.uk.


Catálogos, Bases de Dados e Provedores de Serviços de Bibliotecas de Acesso Público (OPACS)


Universidades


Núcleo de Documentação da UFF ( Portal de Referência )

Este Portal de Referência disponibiliza o acesso a bases de dados nacionais e internacionais; bibliotecas brasileiras, estrangeiras e universitárias. O portal oferece também serviços de comutação bibliográfica; enciclopédias entre outros serviços essenciais às pesquisas.


Sistema de Bibliotecas da USP

A SIBiNet/Biblioteca Virtual possibilita  o acesso a bases de dados eletrônicas, numéricas, nacionais e estrangeiras a partir de assinaturas da USP e Fapesp, para esse fim, ou apontamentos para bases de acesso público. Além da consulta a bases de dados, é possível a conexão com outras redes e sistemas, mediante convênios e contratos de parcerias.


Sistema de Bibliotecas da UFMG

A SB@Net possibilita o  acesso a bases de dados eletrônicas, numéricas, nacionais e estrangeiras a partir de assinaturas da USP e Fapesp, para esse fim, ou apontamentos para bases de acesso público. Possuem um acervo informacional de 772.000 mil exemplares, referentes a livros, teses, dissertações (650.000 títulos), periódicos (22.000 títulos de periódicos dos quais cerca de 5.770 correntes) e materiais especiais (cerca de 100.000 itens) como audiovisuais, slides, partituras, fitas de vídeo, documentos de arquivo, fotografias etc.


PUC-PR - Biblioteca Central


UnB - Biblioteca Central UnB


UFES - Sistema de Bibliotecas


UFPel - Biblioteca Setorial de Ciência e Tecnologia


Universidade Federal da Bahia


Universidade de Campinas


UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

 

Outros


Bases de dados do Núcleo de Informação, Pesquisas e Estudos de Educação Bibliotecária – NIPEEB da UFSC

Essas bases de dados armazenam e coletam informações referenciais sobre: Produção Catarinense de Literatura Bibliotecária (Procalbi); Literatura adotada pelas Escolas de Biblioteconomia de Santa Catarina (BSB); Literatura adotada pelas Escolas de Biblioteconomia de Santa Catarina produzida no Estado (BES).


Bibliotecas Virtuais Temáticas - Prossiga

As Bibliotecas Virtuais Temáticas são coleções referenciais que reúnem e organizam informações na Internet sobre determinadas áreas do conhecimento.


Catálogo Coletivo de Anais de Eventos

É uma base de dados cooperativa, coordenada pelo Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CIN/CNEN) e aberta à participação de instituições que desejem compartilhar seus acervos. Esta base de dados inclui dados bibliográficos de anais de eventos como conferências, simpósios, congressos, reuniões e outros realizados no Brasil ou no exterior, disponíveis nos acervos de bibliotecas brasileiras e de algumas latinoamericanas.


Fundação Biblioteca Nacional

Depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, a Biblioteca Nacional tem o objetivo de garantir a todos os cidadãos, desta e das futuras gerações, o acesso a toda memória cultural que integra seu acervo.


Futura

Base de dados que visa a disponibilizar informações bibliográficas aos interessados na biblioteca do futuro, seja ela eletrônica, digital, virtual, sem paredes, biônica ou qualquer outra denominação existente na literatura. A Futura foi desenvolvida, com apoio do Grupo de Trabalho sobre Biblioteca Virtual a do Comitê Gestor Internet-Brasil com o apoio de profissionais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em parceria com Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme)/ Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde.


Fundação Getúlio Vargas

As bibliotecas da FGV contam com acervo de mais de 170 mil livros, milhares de revistas e vários outros tipos de materiais, como CD-ROM, periódicos eletrônicos, vídeos, disquetes e dissertações para atender, além dos professores e alunos da FGV, a outros pesquisadores do campo da Ciências Política e Sociologia, Economia, Finanças, Administração e da História do Brasil.

 

Bases e Catálogos Internacionais


WWW Virtual Library

É o mais antigo guia da Web, iniciado por Tim Berners-Lee, criador da WWW, compilado por voluntários, especialistas nos diversos assuntos, e amplamente reconhecido como sendo um dos portais de melhor qualidade disponíveis para consulta. O guia é organizado por assuntos e cobre todas as áreas do conhecimento.


Estados Unidos

Catálogo de títulos (livros) da Library of Congress (WWW/Z39.50 Gateway)


The Internet Public Library Online Texts Collection (University of Michigan School of Information, EUA)

Textos completos de mais de 18 mil obras em todas as áreas do conhecimento.

 

México

Centro Universitário de Investigaciones Bibliotecológicas

Dirigido para a solução de problemas relativos à biblioteconomia e informação, assim como problemáticas particulares do México. O Centro possui interface WWW e conexões para diversas outras bibliotecas americanas.

 

Europa

Gabriel Gateway to Europe's National Libraries

Portal para os serviços e catálogos das bibliotecas nacionais da Europa, incluindo a British Library, a Bibliothèque Nationale de France e a Deutsche Bibliothek.

 

Espanha 
Base de Datos Digitalia

Acesso a mais de 22.000 referências, das quais15.000 são textos completos). Essas referências são relacionadas às Bibliotecas, Arquivos, Documentação e Tradução.

 

Reino Unido e Irlanda

Serviço de Informação MIMAS do Reino Unido – COPAC

Acesso aos catálogos unificados de bibliotecas universitárias no Reino Unido e Irlanda.


Link para acesso na área de Ciência da Informação

Indexa aproximadamente 17.000 periódicos de universidades e bibliotecas públicas dos Estados Unidos, Europa e Austrália em todas as áreas de conhecimento. Oferece ainda o serviço de cópias via fax (serviço de cópias com custos operacionais ao usuário pago por cartão de crédito internacional).