Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Segunda, 22 Outubro 2018 21:38

Rede APLmineral

Rede Brasileira de Informação dos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral - RedeAPLmineral

RedeAPLmineral é uma rede de informação estruturada para dar apoio ao setor mineral de pequena escala, especialmente aos Arranjos Produtivos de base mineral. Sua estrutura organizacional é composta por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI), da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME) e do IBICT.

A Rede apóia os APLs na formalização das suas atividades, no desenvolvimento de novos processos, no fomento às boas práticas ambientais e na certificação de produtos e procedimentos. Por meio de seu portal, a RedeAPLmineral busca estreitar as relações com o público-alvo: garimpeiros, mineradores, produtores minerais, pesquisadores e agentes públicos envolvidos no desenvolvimento dos APLs de base mineral.

Com os bancos de Notícias, Vídeos e Melhores Práticas, a Biblioteca e a Comunidade Virtual, o Mapa de APLs e outras ferramentas, o portal da Rede objetiva a divulgação e disseminação da boa informação e das melhores práticas na cadeia produtiva do setor mineral.

A transferência de informações ocorre mediante capacitações locais, divulgação em eventos e articulação com instituições vinculadas ao setor, aproximando, assim, telecentros minerais, instituições técnicas, sindicatos, cooperativas e indivíduos que atuam na mineração.

Histórico

A Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (RedeAPLmineral) foi lançada em 2004, durante a realização do I Simpósio de Tecnologias para APLs de Base Mineral. Ela surgiu da necessidade de se organizar e sistematizar a informação referente às aglomerações produtivas e APLs, bem como promover a interação entre os agentes envolvidos na organização dos APLs.

Desde 2004 a Rede realiza, anualmente, dois tipos de encontros, um Seminário Nacional e um Encontro da RedeAPLmineral. Esses eventos reúnem associações e cooperativas de produtores, associações de classe, federações e confederações empresariais, sindicatos de trabalhadores e patronais, universidades e centros de pesquisa científica, tecnológica e em inovação, agências de fomento e desenvolvimento, instituições de crédito e organizações do Terceiro Setor envolvidas com o desenvolvimento de APLs de base mineral. Nos eventos os participantes apresentam os principais problemas relativos a sua atividade – como financimento e crédito, desenvolvimento sustentável, formalização, saúde e segurança do trabalho, meio ambiente, capacitação de recursos humanos, extensionismo mineral – e trabalham colaborativamente para identificar soluções.

 

Última modificação em Terça, 20 Novembro 2018 16:36
Fim do conteúdo da página