Banner ACVCarinianaOasisbr

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

Sobre ACV


O IBICT apoiando a produção e o consumo sustentável

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma metodologia empregada na avaliação dos impactos potenciais associados ao ciclo de vida de um produto, processo ou serviço, desde a extração de matérias-primas, passando pelas etapas de transporte, produção, distribuição, utilização, até sua destinação final, isto é, reciclagem ou descarte. A ACV está inserida em um contexto global, em que se busca melhorar o desempenho e a sustentabilidade ambiental dos sistemas de produção com uma visão muito completa de todo o seu ciclo de vida. O IBICT vem atuando desde 2001 na estruturação de um sistema de informação sobre ACV e, em dezembro de 2006, deu início o projeto de pesquisa SICV Brasil (Inventário do Ciclo de Vida para competitividade Ambiental da Indústria Brasileira), em parceria com universidades, associações da indústria e governo. O SICV Brasil propiciou o desenvolvimento de uma infraestrutura básica de serviços técnicos especializados em ICV/ACV, composta de banco de dados para armazenamento de inventários brasileiros, metodologia de elaboração de inventários e ontologia em ACV. A evolução dessas ações culminou na criação, em dezembro de 2010, do Programa Brasileiro de ACV (PBACV), por meio da resolução do CONMETRO 004/2010. Com o apoio de parcerias com a iniciativa privada, universidades, institutos de pesquisa, o IBICT pretende alcançar uma ampla conscientização da indústria brasileira sobre a necessidade de inserção da ACV em seus processos de gestão industrial, e, assim, contribuir para sua competitividade.

Produtos para divulgação do pensamento do Ciclo de Vida

Com a finalidade de disseminar, de forma lúdica, o pensamento do ciclo de vida (life cycle thinking) entre o público jovem, de forma a apoiar o desenvolvimento de uma geração mais consciente no plano ambiental, foram construídos uma cartilha e jogos eletrônicos educativos, ambos especialmente voltados ao ensino fundamental. A cartilha “O pensamento do ciclo de vida: uma história de descobertas”, criada com personagens de história em quadrinhos, mostra a relação entre a fabricação de produtos e os impactos sobre a natureza. Descreve o ciclo de vida de todo produto, ou seja, o caminho que ele percorre desde que a matéria-prima é extraída da natureza até o seu descarte, semeando entre as crianças a importância da filosofia sustentável:

  • Repensar: Observar, na hora de comprar um produto, se o fabricante usa os recursos naturais com responsabilidade.
  • Repor:       Substituir as substâncias tóxicas por substâncias mais seguras na fabricação dos produtos.
  • Reparar:    Montar um produto de maneira que a troca das peças quebradas seja mais fácil e não seja necessário comprar um novo.
  • Reduzir:     Diminuir o consumo de matéria-prima, de energia e de água para fabricação e transporte dos produtos, e o consumo de água e energia em casa.
  • Reutilizar:  Fabricar um produto que possa ser desmanchado para que suas partes possam ser utilizadas novamente na fabricação de um novo.
  • Reciclar:     Transformar produtos e materiais que são jogados fora em matérias-primas ou em novos produtos.

 

Conheça mais sobre ACV, acesse nosso site

http://acv.ibict.br/