Estudos Históricos sobre Informação e Vigilância no Brasil: de Castelo à Snowden
Pesquisador responsável
Ricardo Medeiros Pimenta
Currículo Lattes
Período
2013-2016
Órgão Financiador
IBICT
Objetivos
A política de vigilância instituída no Brasil durante o século XX alimentou o regime de informação que esteve presente durante a Ditadura Militar e mesmo após seu arrefecimento, durante a redemocratização. Dessa maneira, consideramos que informação e vigilância são elementos conceituais importantes para se compreender a dinâmica política, social e tecnológica que moveu a sociedade brasileira nos últimos 50 anos e que continua a animá-la seja pela práxis do controle, seja pela da resistência.
Este projeto busca, portanto, construir uma história da informação e vigilância tendo como pano de fundo o cenário brasileiro de forma a elaborar uma análise sobre esses dois conceitos, em perspectiva interdisciplinar, e de suas imbricações enquanto elementos e práticas constituintes do status quodo Estado e de seu regime informacional atual. De Castelo à Snowden representa a delimitação temporal proposta para a pesquisa que compreende em dois fatos históricos distintos, marcos fundamentais para se pensar: (1) a instauração de um regime onde as políticas informacionais brasileiras serviam diretamente ao controle da sociedade; (2) sua durée após a redemocratização e (3) sua crise frente aos desdobramentos ocorridos após as revelações do ex-agente americano Edward Snowden.
No caso brasileiro, o próprio conceito de informação foi largamente utilizado e interpretado pelo Estado onde práticas de vigilância, já instituídas, se desenvolveriam mais verticalmente frente ao projeto militar instituído a partir de 1964. Quase 50 anos após o golpe, o capital informacional glocal gerado na sociedade civil brasileira ou a partir dela, do público ao privado, não deixou de servir às políticas de vigilância que não se restringem mais às fronteiras convencionais. Não obstante, também se tornou via de resistência ao próprio Estado. Por estes motivos, informação e
vigilância tornam-se hoje elementos conceituais indispensáveis à reflexão dos regimes informacionais vigentes, da sociedade e de suas instituições, bem como de políticas públicas possíveis.
Assim, é possível afirmar que o cenário político, econômico e tecnológico da segunda metade do século XX se mostra de fundamental importância para compreendermos não somente o conceito de informação, como o desenvolvimento epistemológico e metodológico do campo da ciência da informação.
Metodologias
Pesquisas bibliográfica e documental.
Resultados esperados
-
Contatos
Email: ricardopimenta@ibict.br
Fone: (21) 3873-9460.
Documentos para download
Até o momento nenhum documento relacionado a esse projeto de pesquisa foi enviado.