Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

IBICT apresenta a ferramenta VISÃO no MDIC

IBICT apresenta a ferramenta VISÃO no MDIC

Reunião Observatório APL

 

Ocorreu nesta sexta-feota, 2 de fevereiro de 2018, a primeira reunião plenária do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais, organizada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O GTP-APL envolve 33 instituições governamentais e não governamentais com o objetivo de elaborar e propor diretrizes gerais para a atuação coordenada do governo no apio a arranjos produtivos locais em todo o território nacional.

Na reunião foi apresentando o novo Observatório Brasileiro de APLs, desenvolvido pelo IBICT como suporte para as ações estratégicas do GTP-APL. Foi apresentada também o aplicativo "Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações -- VISÃO", que integrará o portal do Observatório. A ferramenta permite a visualização geográfica de informações provenientes de diversas bases de dados. Uma das propostas da ferramenta é propor um modelo universal de troca de dados para permitir o compartilhamento de dados entre diferentes bases.

De acordo com o coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos, Tiago Braga, o VISÃO é um serviço integralmente desenvolvido pelo IBICT e que poderá atender às necessidade de gestão de informação de diversas organizações governamentais. "O sistema possibilita a visualização de uma grande quantidade de informações de maneira dinâmica, a partir de uma única tela, permitindo a criação de relações entre indicadores de bancos de dados diferentes, além de ser uma ferramenta para apoio à tomada de decisões", afirmou Braga.

O lançamento do novo Observatório Brasileiro de APLs ocorre em março de 2018.

 

Francisco Rocha

Programa ACV/IBICT

Créditos da imagem: Francisco Rocha

Data da Notícia: 05/02/2018 11:30