Outubro RosaBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Bianca Amaro, coordenadora do IBICT, é eleita membro do comitê executivo da COAR

Bianca Amaro, coordenadora do IBICT, é eleita membro do comitê executivo da COAR

Reunião da COAR


 

A Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção dos Produtos Consolidados do IBICT, Bianca Amaro, foi eleita membro do Comitê Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR) <https://www.coar-repositories.org/>. A eleição ocorreu, nesta quinta-feira (17), durante a reunião anual da COAR 2018, na cidade de Hamburgo, Alemanha.

A COAR é uma confederação internacional com mais de 100 membros e parceiros de todo o mundo. A COAR reúne a comunidade de repositórios e as principais redes de repositórios para criar capacidade, alinhar políticas e práticas e atuar como uma voz global para a comunidade de repositórios <https://www.coar-repositories.org/about/>.

Há mais de 15 anos, o IBICT tem envidado esforços em prol do acesso aberto à informação científica. Hoje, o IBICT coleta, organiza e dissemina, por meio do Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr) <oasisbr.ibict.br>, quase 2 milhões de publicações científicas brasileiras em acesso aberto, livres de quaisquer custos de acesso ao texto integral, com a participação de centenas instituições brasileiras e a integração com as redes internacionais. Destaca-se que o Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo entre os países que mais publicam em acesso aberto. A eleição de Bianca Amaro para o Comitê Executivo da COAR representa o reconhecimento internacional da atuação do IBICT na área do Acesso Aberto à Informação Científica.

Créditos da imagem: divulgação

Data da Notícia: 17/05/2018 15:35