Natal 2018Banner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Instituto disponibiliza repositório comum a pesquisadores

 

Instituições que não possuem repositórios próprios têm a opção de armazenar produções intelectuais no Repositório Comum do Brasil, o Deposita. Coletado pelo Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OASISBR), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Deposita está disponível para qualquer instituição, pública ou privada.

Durante o I Encontro Capes de Ciência Aberta - Repositórios Digitais, Washington Segundo, coordenador do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação (COLAB) no IBICT, apresentou o Deposita e explicou sobre outra ferramenta disponível para autores e pesquisadores, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).

Subconjunto do OASIS, a BDTD conta com cerca de 16 mil acessos diários e dissemina informações em meio internacional, via protocolo de interoperabilidade, que nada mais é do que a capacidade de um sistema se comunicar de forma transparente com outro.

 MG 0082Washington Segundo, do IBICT, palestra no I Encontro CAPES de Ciência Aberta - Repositórios (Foto:Haydée Vieira – CCS/CAPES)

“É importante uma descrição bem feita, com metadados bem elaborados, de acordo com os padrões que a gente dissemina aqui dentro do Brasil, para que essa interoperabilidade com o exterior, de fato, ocorra”, explica.

Com 430 instituições participantes, o OASIS possui mais de 2,1 milhões documentos cadastrados e disponibiliza acesso a bibliotecas digitais, repositórios institucionais e revistas científicas de acesso aberto.

O que são?
Conforme descreve o IBICT, Repositórios Digitais (RDs) são bases de dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área temática e armazenam arquivos de diversos formatos. Isso resulta em uma série de benefícios tanto para os pesquisadores quanto às instituições ou sociedades científicas, proporcionando maior visibilidade aos resultados de pesquisas bem como a preservação da memória científica de sua instituição.

Fonte: CCS/CAPES

Créditos da imagem: CCS/CAPES

Data da Notícia: 20/09/2018 16:45