Natal 2018Banner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

IBICT participa do FORTEC

 

O XII Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) irá acontecer de 15 a 19 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento tem por objetivo propiciar a troca de experiências entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), bem como, a promoção de serviços e metodologias relacionados à criação e compartilhamento de conhecimentos. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) participa do FORTEC, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O stand do instituto será compartilhado com os quatro arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisa do MCTIC: Arranjo NIT Rio; Arranjo NIT Mantiqqueira; Arranjo RedeNamor; e Arranjo Amoci.

As atividades executadas pelos Arranjos de NITs das Unidades de Pesquisa do MCTIC têm sido relevantes na criação e compartilhamento de conhecimentos, na aprendizagem sobre o ecossistema de inovação regional e formação de inteligência coletiva buscando a aproximação das Unidades de Pesquisa com empresas privadas.

O IBICT participa da FORTEC visando também divulgar as atividades desenvolvidas pelos serviços do instituto com maior interação com o setor produtivo, além de promover a troca de experiência e cooperação entre os gestores dos Arranjos de NITs do MCTIC e gestores de inovação no país e no exterior.

A integração do IBICT às atividades dos Arranjos de NIT visa facilitar a execução de ações relacionadas à inovação e transferência de tecnologia de metodologias sobre registro e disseminação dos processos científicos da P&D. Nesse sentido, o instituto busca capacitar os usuários no uso crítico-reflexivo de informações científicas e tecnológicas disponíveis na web, oferecendo também serviços capazes de promover a interação entre ambientes científicos e tecnológicos e o setor privado. Entre eles pode-se citar: o Canal Ciência, portal de divulgação científica; o SBRT - Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas; e o ACV -Avaliação do Ciclo de Vida, Metodologia desenvolvida para definir o perfil ambiental de um produto ou um processo, entre outros.

Mais informações com Isabel Felicidade Aires Campos, chefe da Divisão de Desenvolvimento e Inovação de Produtos de Informação do IBICT, pelo telefone (61) 3217 6386 ou pelo e-mail: isabelcampos@ibict.br

Data da Notícia: 19/09/2018 15:55