Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

IBICT participa da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Ao completar 70 edições, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realiza seu encontro anual na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, entre os dias 22 e 28 de julho de 2018, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”. Os encontros anuais da SBPC são um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço privilegiado para debates sobre políticas públicas para a ciência, tecnologia e educação.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) marca sua presença na SBPC no contexto da ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais. Para a diretora do instituto, Cecília Leite, estar presente na SBPC representa "fazer parte da dinâmica do desenvolvimento da ciência e tecnologia. Aqui estão juntas várias áreas do conhecimento, estudantes do ensino fundamental até a pós-graduação."

A Sessão Solene de Abertura (foto) foi realizada no dia 22 de julho, domingo, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Na mesa, estiveram presentes o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Maria Valeria Correa, o Governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, entre outras autoridades. Na ocasião, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, ressaltou a importância da autonomia das universidades, afirmando que "a ciência básica é fundamental para o país e para a inovação e não deve ser aprisionada pelos ditames do mercado”.

A partir de segunda-feira, dia 23 de junho, inicia a programação científica do evento e a ExpoT&C. Os visitantes poderão conversar com pesquisadores do IBICT sobre as atividades e projetos realizados pelo instituto. Além disso, estão programadas atividades didáticas para crianças e adolescentes. 

O IBICT realiza ainda quatro oficinas no espaço “Diálogos com o MCTIC”. As duas primeiras acontecem já no dia 23. A primeira, Internet: navegação e informação, com a equipe do Canal Ciência, acontece as 11h. As 14h30, no mesmo dia, Pensamento do Ciclo de Vida: abordagem sistêmica. As duas outras oficinas ficam para o dia 27, sexta-feira, as 11h30, com o tema Ciência aberta, acesso aberto à informação científica: portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto (oasisbr) e as 17h, com o tema VISÃO: informação aberta para tomada de decisão.

Francisco Rocha
Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos

Data da Notícia: 23/07/2018 17:10