Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Ibict oferece oficina sobre o sistema Visão

Ibict oferece oficina sobre o sistema Visão

Oficina do sistema Visão

O Ibict ofereceu uma oficina sobre o sistema Visão na 12a. edição do Wici (Workshop Internacional de Ciência da Informação), promovido pela Universidade de Brasília e pela Fundação Oswaldo Cruz, de 04 a 06 de julho.

O Visão, que é acrônimo de Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações, é uma ferramenta desenvolvida internamente pelo Ibict, baseada na metodologia de observatório de dados, e que permite analisar conjuntos de dados temáticos em duas dimensões: temporal e geográfica. "Posso monitorar, por exemplo, se o investimento em saúde em determinada região é compatível com a população assistida", diz o Coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos, Tiago Braga, responsável pelo desenvolvimento do sistema e pela execução da oficina.

O Visão é um sistema web, acessível através de qualquer navegador e aberto para consultas por qualquer interessado. Pesquisadores podem ainda carregar novos conjuntos de dados e criar novos indicadores a partir de dados novos ou já existentes na base. A demanda pelo sistema surgiu do Observatório de Arranjos Produtivos Locais, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, mas que passou a atender também parcerias com os ministérios da Integração, da Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. É um programa gratuito, de código aberto e licenciado sob a Creative Commons, que permite a distribuição gratuita de uma obra protegida por direitos autorais.

Data da Notícia: 05/07/2018 17:20