Novembro azulBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Ibict firma parceria com Anatel

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) assinaram, no dia 23 de outubro, um Termo de Execução Descentralizada para a realização de estudos focados nas relações de consumo dos usuários dos serviços de telefonia no Brasil.

O objetivo do projeto é aprimorar as ações regulatórias de proteção dos direitos do consumidor, que é uma demanda do Departamento de Atendimento ao Consumidor da Anatel.  A parceria conta com um investimento de 4,1 milhões de reais e será realizada no prazo de dois anos.

O Coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos, Tiago Braga, responsável pela parceria no Ibict, explica que serão utilizadas técnicas de Data Science para gestão e visualização de dados de telefonia e banda larga, incluindo processos e reclamações das operadoras.

Além do atendimento ao propósito da Anatel, esses dados serão incorporados ao Visão, que é um sistema aberto de observatório para visualização de informações, voltado para gestão de dados públicos oficiais, criado, mantido e disponibilizado pelo Ibict.  “É a pesquisa científica atendendo a demandas práticas da sociedade.”, complementa Tiago.

Também participam da iniciativa os professores Antônio Isidro e Carla Borges da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de Brasília. À equipe da UnB, cabe o desenvolvimento de modelos estatísticos, visando identificar gargalos no atendimento e outros problemas.

Data da Notícia: 08/11/2018 13:20