Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Ibict realiza Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida

Ibict realiza Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida

Mesa de abertura do evento

 

Evento reúne mais de 200 pesquisadores, profissionais e estudantes de diversos países até quarta-feira (20), em Brasília.

A 6ª edição do Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida (GCV) reúne mais de 200 pesquisadores, profissionais e estudantes de diversos países, no Memorial Darcy Ribeiro (UnB), em Brasília, até quarta-feira (20). O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV). O tema é “Gestão da Informação Tecnológica para Sustentabilidade”.

No primeiro dia do congresso, iniciado no domingo (17), foi apresentado o sistema desenvolvido pelo Ibict para integração da Plataforma Global de Acesso a Dados de ACV (GLAD), iniciativa mundial envolvendo diversos governos e na qual o Brasil tem atuação de vanguarda. O sistema chamado Rede Global de Acesso a Dados de ACV (Global LCA Data Access, em inglês) integra o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil) à Plataforma Glad. Com isso, permite a disponibilização de dados produzidos por pesquisadores e empresas brasileiras em uma plataforma internacional construída de forma conjunta entre 13 governos e a ONU Meio Ambiente.

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica desenvolvida para mensuração dos possíveis impactos ambientais causados como resultado da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço. Refere-se a todas as etapas de produção e uso do produto, relativas à extração das matérias-primas, passando pela produção, distribuição, consumo, além de reciclagem e reuso, quando for o caso.

A ACV é utilizada tanto por pesquisadores, que buscam ampliar a base científica de conhecimento sobre sistemas produtivos e suas relações com o meio ambiente, quanto pela indústria, que pode aumentar a eficiência de seus processos. O setor governamental também pode se amparar em resultados de estudos ACV para elaborar e fomentar políticas públicas que respeitem o meio ambiente e incentivem práticas sustentáveis.

O tema do congresso deste ano abrange tanto a sustentabilidade ambiental quanto a econômica, uma vez que já existem diversas iniciativas em nível mundial que estudam a utilização da Gestão do Ciclo de Vida como barreira técnica no comércio internacional.

As palestras e discussões vão incluir temas como economia circular, ecodesign, gestão do ciclo de vida nas organizações, comunicação e rotulagem ambiental e inventário do ciclo de vida. Entre os palestrantes confirmados estão Amir Safaei (Ecoinvent), Diego Iritani (Upcycle), Jefferson Gomes (ITA), Kannan Govindan (Universidade do Sul da Dinamarca - SDU), Marília Folegatti (Embrapa) e Vincent Colomb (ADEME). Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis na página acv.ibict.br/gcv.

Fonte: MCTIC

Créditos da imagem: MCTIC

Data da Notícia: 21/06/2018 12:05