Outubro RosaBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

9ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto – ConfOA

 

Entre os dias 2 a 4 de outubro foi realizada a 9ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto (ConfOA), no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE – IUL), Lisboa, Portugal. A ConfOA é uma das ações previstas no Memorando de Entendimento assinado, em 2009, pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia Brasil e Portugal.

Durante os dias da Conferência, foram discutidos os mais diversos temas relacionados ao Acesso Aberto à Informação Científica e à Ciência Aberta, tais como: melhores práticas de gestão de Repositórios Institucionais, Revistas Científicas em Acesso Aberto, Gestão de Dados de Pesquisa, Políticas de publicação científica, Princípios FAIR, dentre tantos outros.

Bianca Amaro, Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do IBICT, avaliou o evento como um dos mais importantes para a área de Acesso Aberto à Informação Científica e, agora também, para todas as atividades, políticas e programas que venham a ser relacionados com a Ciência Aberta. A pesquisadora afirma ainda que a participação do IBICT no evento é importante para a promoção de uma interlocução com importantes atores da área, na formalização de novas cooperações e no desenvolvimento de novos trabalhos em conjunto.

Heloísa Príncipe, pesquisadora do IBICT, exaltou que esta edição da ConfOA superou todas as expectativas, especialmente quanto à diversidade de temas abordados dentro da Ciência Aberta.

Durante a sessão de encerramento, a 10ª ConfOA foi anunciada e ocorrerá na cidade de Manaus, Brasil, entre os dias 1 a 4 de outubro de 2019. A 10ª ConfOA será acolhida, desta vez, por três instituições: a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A Dra. Célia Barbalho, professora titular da UFAM, pincelou parte dos preparativos para a próxima edição, deixando todos entusiasmados e finalizou ao dizer que: “pretendemos montar uma agenda rica em discussões e agraciada com atividades culturais no coração da Amazônia”.

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Marcel Garcia de Souza

Data da Notícia: 08/10/2018 11:50