Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

UFPA inicia o primeiro Mestrado em Ciência da Informação na Amazônia

UFPA inicia o primeiro Mestrado em Ciência da Informação na Amazônia

Alunos e professores presentes na aula inaugural do Mestrado em Ciência da Informação da UFPA

 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é pioneira na pós-graduação stricto sensu na Amazônia, em Ciência da Informação, ao iniciar neste ano o primeiro mestrado nessa área na região, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O mestrado está vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), cujo atual reitor é o professor dr. Emmanuel Zagury Tourinho.

A colaboração do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com a UFPA vem de longa data. Foi o instituto o responsável pela realização do mestrado interinstitucional com a universidade, em 2000, ocasião em que foram titulados 11 mestres em Ciência da Informação.

O médico Clodoaldo Beckmann, fundador e professor emérito da UFPA, foi o criador do Curso de Biblioteconomia nessa universidade. Como preparação para tal empreendimento, o dr. Beckmann cursou, em 1961, a pós-graduação lato sensu (especialização) em Documentação Científica do antigo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação  (IBBD), hoje IBICT, contando com o apoio da diretora do instituto nessa ocasião, Lydia de Queiroz Sambaquy.

Entre os professores do corpo docente, três são oriundos do doutorado da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e dois são doutores pelo convênio IBICT-UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, além da professora convidada Lena Vania Ribeiro Pinheiro, do IBICT, que ministrou, na aula inaugural, a disciplina Constituição Histórica e  Cientifica da Ciência da Informação.

 

Veja abaixo a relação do corpo docente do curso:

Alegria Celia Benchimol, doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2015.

Cristian Berrío-Zapata, coordenador do Mestrado em Ciência da Informação. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015.

Cassia Furtado, doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal, 2013.

Franciele Redigolo, doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014.

Hamilton Vieira de Oliveira, doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), 2003.

Marise Teles Conduru, doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA), 2012.

Roberto Lopes dos Santos Jr, doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2014.

Thiago Henrique Bragato Barros. doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP),  2014.

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: UFPA

Data da Notícia: 26/07/2017 16:30