Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Tom Wilson é premiado pela ASIS&T

 

Professor Emérito da Information School da Universidade de Sheffield, Inglaterra, e figura proeminente da área de Gestão da Informação, o Dr. Tom Wilson foi agraciado, recentemente, com a maior distinção de mérito profissional (Award of Merit) concedida pela Association for Information Science and Technology, (ASIS&T).

Sua extraordinária trajetória profissional ao longo de mais de meio século, inicia-se em 1961, tendo ele exercido cargos em várias universidades, bem como nos setores público e empresarial. Sua extensa produção intelectual teve o primeiro registro na Web of Science, em 1963. Em 2017, o impacto de suas publicações, entre artigos, recensões e comunicações é registrado na mesma plataforma com mais de 1.800 citações de seus trabalhos. Neste ano, o Google Scholar registrou mais de 15.000 citações.

O foco de interesse e influência maior de Tom Wilson recai sobre a gestão da informação e sobre o comportamento informacional dos usuários. Fundou duas importantes revistas para as áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. A primeira, lançada em 1980 - Social Science Information Studies, mudou de nome em 1985 para International Journal of Information Management. A segunda, lançada em 1995, é a revista eletrônica Information Research; an international electronic journal, uma das primeiras publicações de livre acesso em meio digital na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, da qual Tom Wilson é editor chefe até a presente data.

Após sua aposentadoria em 2000 foi agraciado com o título de Professor Emérito da Universidade de Sheffield. É professor visitante da Leeds University Business School, pofessor sênior na School of Library and Information Science em Borás, na Suécia, e professor catedrático convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade portuguesa Oporto. Foi agraciado com um doutorado honorário pela Gothenburg University, da Suécia em 2005 e com um segundo doutorado honorário na Universidade de Murcia, Espanha em 2010.

Como palestrante internacionalmente conhecido visitou também o Brasil. Sua última palestra deu se em 2014 por ocasião do Workshop Internacional de Ciência da Informação (WICI) na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, onde reencontrou sua doutoranda Profª Kira Tarapanoff. Seus ex-doutorandos procedem de vários países, dentre eles: Brasil, Canadá, Finlândia, México. Nigéria, Noruega, Paquistão, Portugal, Suécia e, naturalmente a Grã Bretanha.

 

Fonte: Programa de Pós‐Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf) da UnB

Data da Notícia: 28/09/2017 15:55