Novembro azulBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Pesquisadores representam o IBICT no evento “Pequenos negócios e mercados internacionais: o que temos a ver com isso?”

Pesquisadores representam o IBICT no evento “Pequenos negócios e mercados internacionais: o que temos a ver com isso?”

Representantes do IBICT participam de evento na sede do Sebrae

 

Os pesquisadores Cristiana Vieira e Márcio Canedo representaram o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no seminário “Pequenos negócios e mercados internacionais: o que temos a ver com isso?”, realizado no último dia 06, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), em Brasília.

Além de acompanharem o seminário, os pesquisadores do IBICT estiveram presentes especialmente para a apresentação de Maísa Caixeta, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), sobre a Enterprise Europe Network (EEN Brasil)*, da qual o IBICT é um dos parceiros.

O objetivo central do evento foi discutir o acesso aos negócios internacionais para as pequenas empresas. Além da EEN Brasil, os participantes do evento também puderam conhecer mais sobre a ConnectAmericas, a primeira rede social empresarial das Américas dedicada a promover o comércio exterior e o investimento internacional, que é realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Esperamos poder colaborar para que o processo de tomada de decisão de setores específicos em relação à EEN. Nós já estamos bastante presentes na área de energias renováveis, por exemplo. Queremos ampliar a participação da EEN Brasil para as pequenas e médias empresas de outros setores”, explica Márcio Canedo.

O evento foi realizado em parceria com o BID, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores, a CNI e a APEX-Brasil.

* Sobre a EEN: A Enterprise Europe Network (EEN) é uma plataforma online, criada pela Comissão Europeia em 2008, para auxiliar pequenas e médias empresas no acesso a informações sobre políticas e oportunidades de negócios, assistência em processos de transferência de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I). São mais de 600 instituições em 64 países conectadas por um grande banco de dados, que reúne informações a respeito de empresas e mercado de cada país. No Brasil, é executada pela CNI, IBICT e SENAI.

 

Patrícia Osandón

Divisão de Relações Internacionais do IBICT

Créditos da imagem: Cristiana Vieira

Data da Notícia: 09/06/2017 16:25