Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Oportunidades e desafios de investimentos nos APLs de base mineral são tratados em Fortaleza

Oportunidades e desafios de investimentos nos APLs de base mineral são tratados em Fortaleza

Abertura dos eventos da Rede APL mineral

 

A abertura do XVI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e XI Encontro do Comitê Temático Rede APL mineral, realizada nessa quinta-feira (7), em Fortaleza, teve foco nas oportunidades e desafios encontrados pelo setor governamental, empresarial e das instituições de pesquisa que atuam nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral.

Os eventos, organizados pelos ministérios de Minas e Energia (MME); Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Indústria e Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) debateram o atual cenário e o futuro dos APLs de base mineral. Empresários, pesquisadores e profissionais da cadeia produtiva de minerais não metálicos participaram da abertura.

Na oportunidade foi feita uma homenagem ao geólogo Luiz Fernando Magalhães, superintendente regional de Goiânia da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que faleceu no mês de novembro e deixou expressivo legado na área de pesquisa de recursos minerais.

Também foram anunciados os nomes dos finalistas do Prêmio Melhores Práticas em APLs de Base Mineral 2017, que visa reconhecer as práticas inéditas realizadas no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral. Os finalistas são Francisco Wilson Hollanda Vidal, com a prática “Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis para o Arranjo Produtivo Local de Caulim nos Pegmatitos RN/PB”; Belmonte Amado Rosa Cavalcante, com a prática “Produção de Nova Telha (Brasil Gold) por Meio de Projeto Cooperativo de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação”; Gilson Gomes Camboim e Kaoma Kamila Marques, com a prática “Legalização dos Empreendimentos de Extração Mineral no Mato Grosso”.

O anúncio do vencedor do prêmio será feito no segundo dia dos eventos, nesta sexta-feira (8).

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Rede APL mineral

Data da Notícia: 07/12/2017 15:05