Novembro azulBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

IBICT recebe superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas

IBICT recebe superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas

Sônia de Oliveira e Cecília Leite

 

A diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Cecília Leite, recebeu, na manhã desta segunda (5), a visita de Sônia de Oliveira, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti Alagoas).  O objetivo da visita foi articular uma cooperação técnica com o Instituto de maneira integrada com o que já está sendo realizado com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), no âmbito do projeto BRCRIS. “O objetivo da minha visita foi fazer um alinhamento estratégico do sistema de indicadores setoriais de CTI, que estamos desenvolvendo no Estado, para integrar ao projeto do BR CRIS e firmar uma parceria de forma mais alinhada. Esperamos que quando o BR CRIS estiver com seu formato fechado consiga integrar sistemas e fornecer dados.”, explicou a superintendente.

O coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, Arthur Costa, elogiou a iniciativa da visita e ressaltou a importância do Estado de Alagoas no cenário nacional, no que diz respeito ao projeto BRCRIS. “Tanto a Fapeal quanto a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado já pensam na organização de seus acervos de forma muito inteligente. Precisamos de profissionais com essas afinidades, que tenham a expertise na integração de sistemas e dados abertos, para que o nosso projeto se desenvolva da forma mais sustentável possível”.

Para Hélia Chaves, coordenadora de Redes e Serviços de Informação de Novos Produtos do IBICT, a visita de Sônia de Oliveira foi extremamente importante para o estabelecimento da parceria do projeto BRCRIS, já que será desenvolvida uma prova de conceito das ferramentas CRIS em um projeto piloto com o Estado de Alagoas, em especial com Fapeal, a Secretaria de Planejamento e a de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Cláudia Mohn

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

 

 

Data da Notícia: 06/06/2017 10:00