Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

IBICT participa de homenagem ao cientista Jacob Palis na SNCT 2017

 

Uma homenagem ao matemático Jacob Palis, um dos maiores cientistas brasileiros, marcou o início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, nesta segunda-feira (23), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Na sua 14ª edição, o evento traz o tema "A matemática está em tudo!" e conta com a participação de diversas instituições, entre elas o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A coordenadora de Redes e Serviços de Informação de Novos Produtos do IBICT, Hélia Chaves, esteve presente na solenidade e falou da importância de a SNCT homenagear os grandes nomes da ciência brasileira. “O professor Jacob é um exemplo para a Matemática brasileira, não só pelo que ele próprio realizou, mas por contribuir com a formação de novos cientistas da área. E instituições do setor de CT&I, dentro do próprio MCTIC, devem sempre resgatar e apresentar esses expressivos nomes para o grande público. O IBICT faz esse trabalho por meio do Canal Ciência, um serviço de divulgação científica que busca estimular o interesse dos jovens pela ciência. O instituto tem a preocupação de levar a ciência, a tecnologia e a inovação para estudantes do ensino fundamental e médio, visando à possibilidade de termos mais pessoas interessadas nas profissões ligadas às áreas de CT&I. Com certeza, Jacob Palis é uma fonte de inspiração para futuras gerações”, observou Hélia.

Jacob Palis durante homenagem na SNCT 2017

 

Para Jailson de Andrade, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a SNCT tem o privilégio de celebrar a matemática, levando essa importante matéria à população por meios inovadores que estimulem a curiosidade e o engajamento da sociedade brasileira. “Em se tratando da matemática, o nome do professor Jacob é um dos mais marcantes, se formos fazer uma analogia, ele é o nosso Pelé da matemática, um dos maiores na área, defensor, articulador, visionário. A matemática e o país cresceram graças à luta desse extraordinário cientista”.

Jacob Palis é um profissional dedicado ao desenvolvimento científico do país. Pesquisador Emérito do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é professor titular do instituto desde 1968, e foi seu diretor-geral de 1993 a 2003. Presidiu ainda a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas) e a União Internacional de Matemática (IMU).

“Eu fico extremamente honrado com a homenagem e com o cuidado que a SNCT está tendo com a minha história e com a importância da matemática. Mas é fundamental que o país mantenha os seus recursos humanos, que são de excelente qualidade, não podemos retroceder na história, e a ciência é o motor para o nosso desenvolvimento. Todo esforço, toda campanha, todo movimento a favor da ciência é essencial para o país”, disse o homenageado da SNCT 2017.

Jacob Palis e a coordenadora do IBICT Hélia Chaves

 

IBICT na SNCT 2017

O IBICT está com um estande no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e apresenta ao público os seus projetos e serviços, que possuem a missão de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em CT&I, com foco na produção, socialização e integração do conhecimento. O instituto também promove palestra sobre o seu portal de divulgação científica Canal Ciência, além de interagir com o público por meio de um site de codificação ( www.codifica.ibict.br ) que trata do Código Morse.

Código Morse

Desenvolvido pelo pintor e inventor Samuel Morse em 1835, o sistema utiliza sons curtos e longos, representados por pontos e traços, para transmitir mensagens. Esse meio de comunicação foi muito utilizado por marinheiros durante o século XIX, pois possibilita transmitir informações a distância. As mensagens são transmitidas por meio de som ou luz, podendo ser captadas por aparelhos como o telégrafo.

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Victor Almeida

Data da Notícia: 24/10/2017 10:35