Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

IBICT participa da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

IBICT participa da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Abertura da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) está presente na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre entre 16 e 22 de julho de 2017, no câmpus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Cada ano, a SBPC define um tema central. Em 2017, o assunto que norteará as discussões é “Inovação – Diversidade – Transformações”, com foco em sustentabilidade e meio ambiente.

O IBICT tem lugar garantido na ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação - C,T&I, que reúne centenas de expositores interessados em difundir novas tecnologias, produtos e serviços. Alinhado ao tema deste ano, o instituto apresenta diversos projetos relacionados à sustentabilidade e divulgação científica, como a Avaliação de Ciclo de Vida, a Plataforma Online de Energia Heliotérmica e o Canal Ciência.

A ExpoT&C espera, diariamente, um público de 6.000 visitantes. A participação do IBICT no evento corrobora, portanto, uma das missões do instituto, de “promover a socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico”.

Em sua fala na abertura, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, declarou: “Não podemos pensar num modelo de nação soberana sem ciência e tecnologia. Apenas com ciência forte conseguiremos conquistar o país que queremos, mais justo e igualitário”.

Segundo a diretora do IBICT, Cecília Leite, o instituto participa anualmente da SBPC por considerar o evento de extrema importância na agenda C,T&I, e onde está reunida grande parte da comunidade científica do país. “Todos os anos os institutos se reúnem para troca de informação e de trabalho. Este ano, especificamente, elegemos o novo presidente, Ildeu Moreira, em um momento em que o país vive a oportunidade de se manifestar em relação à importância de C,T&I para o desenvolvimento nacional, que vai além da questão partidária, vai além da questão política, é uma questão de infraestrutura de ciência e tecnologia, que são elementos básicos para o crescimento da nação”.

Realizada desde 1948, a SBPC conta com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. O encontro anual é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

 

Francisco Rocha

Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos/IBICT

Créditos da imagem: Francisco Rocha

Data da Notícia: 20/07/2017 16:00