Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

IBICT e SNJ lançam Biblioteca Digital de Juventude e guia de gerenciamento digital de bibliotecas

IBICT e SNJ lançam Biblioteca Digital de Juventude e guia de gerenciamento digital de bibliotecas

Lançamento da Biblioteca Digital de Juventude e do Guia do Usuário do Koha

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) lançaram nesta quinta-feira, 06, em Brasília, a Biblioteca Digital de Juventude e o Guia do Usuário do Koha. A diretora do IBICT, Cecília Leite, participou do evento de lançamento da publicação.

“Nós estamos entregando para a sociedade em geral a Biblioteca Digital de Juventude e o Guia do Usuário do Koha, publicação que orienta como utilizar o software Koha, no qual o IBICT tem toda a expertise. A entrega desses produtos significa o resultado já bastante consistente do projeto que vem sendo desenvolvido entre IBICT e SNJ, onde estamos organizando tudo que já foi produzido na área, criando novos conhecimentos, disponibilizando o que a secretária produz, para que possamos atender esse grande número de jovens que o nosso país detém”, disse Cecília.

A parceria das duas instituições tem o propósito de desenvolver um modelo de ecossistema de informação para a secretaria. Esse projeto acabou tornando-se um marco para ambas as instituições na medida em que a disseminação de tecnologia atenda aos órgãos do governo em um processo de colaboração.

Para o secretário da SNJ, Francisco de Assis Costa Filho, a parceria das duas instituições visa o atendimento das necessidades informacionais da secretaria, em que necessitam-se, cada vez mais, de sistemas que apoiem o seu funcionamento. “Foi essencial desenvolvermos esse trabalho, pois a secretaria transcende as funções de gestão, sendo um ponto de divulgação e disseminação de informações relevantes sobre juventude e políticas públicas”.

Segundo o coordenador de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do IBICT e um dos responsáveis pelo Guia do Usuário do Koha, Milton Shintaku, a publicação trata-se do primeiro guia produzido para o sistema Koha, método de gerenciamento digital de bibliotecas totalmente operado via internet. “O guia é o primeiro sistema completo de gestão de bibliotecas e centros de documentação em formato de software livre e aberto, e vem ocupar um espaço vago na literatura técnica, atendendo as necessidades dos usuários do Koha, registrando o conhecimento gerado pelo projeto na SNJ e servindo de base para usuários”, explicou Shintaku.

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Data da Notícia: 06/04/2017 12:45