Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Experiências e perspectivas dos APLs de base mineral serão debatidas em Fortaleza

 

O XIV Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o XI Encontro do Comitê Temático RedeAPLmineral ocorrem nos dias 7 e 8 de dezembro, em Fortaleza, analisando iniciativas de sucesso, atual cenário e futuro da cadeia produtiva dos minerais não metálicos no Brasil.

A iniciativa foi estruturada para debater as questões referentes aos APL minerais: suas dificuldades de organização e de inserção no mercado; o alcance das políticas públicas na base, no local de origem das atividades produtivas; o conhecimento do potencial de recursos; e a busca, em parceria com a comunidade, de soluções para os problemas inerentes a esses arranjos.

APLs de Base Mineral são grupos de empreendimentos atuando em torno de uma cadeia produtiva que tenha como base a atividade extrativa e de transformação mineral. Os APLs, conjuntos significativos de agentes econômicos, políticos e sociais, estão localizados na mesma região, desenvolvendo atividades econômicas correlatas que apresentam vínculos expressivos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

Os eventos contam com a participação de palestrantes de renome nacional de empresas públicas e privadas, além de membros de universidades brasileiras que trazem experiências e novidades a respeito do tema central do evento: “Oportunidades e Desafios de Investimentos nos APLs de Base Mineral”.

Em meio às atividades dos eventos será entregue o Prêmio Melhores Práticas em APL de base mineral – PMP APL MINERAL, iniciativa da RedeAPLmineral, que visa distinguir e reconhecer, bem como divulgar e disseminar, anualmente, as melhores práticas realizadas em APLs de base mineral no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral, que abrange os processos de pesquisa mineral, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos.

Essa edição está sendo organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Banco do Nordeste (BNB), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), contando com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério da Integração (MI), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Serviço

XIV Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e XI Encontro do Comitê Temático da RedeAPLmineral

Data: 7 e 8 de dezembro de 2017

Local: Banco do Nordeste, Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, Av. Dr. Silas Munguba, 5.700, Passaré – Fortaleza/CE

 

Inscrições: www.seminarioredeaplmineral.com

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Data da Notícia: 23/11/2017 10:45