Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Evento reúne usuários de sistemas voltados à publicação de informação científica

Evento reúne usuários de sistemas voltados à publicação de informação científica

Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação é realizado em Brasília

 

De 3 a 5 de maio, o Palácio do Planalto sedia o Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação – SISPUB. O evento, que está sendo realizado simultaneamente ao III Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED) e ao V Encontro de Rede Cariniana, é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com o Centro de Estudos Jurídicos da Presidência da República.

O encontro tem por objetivo possibilitar a troca de experiências e o intercâmbio de ideias entre usuários de sistemas voltados à publicação de informação científica, tecnológica, administrativa, governamental, entre outros tipos.

Especialistas, profissionais e estudantes da área de preservação digital do Brasil e do exterior participaram das atividades. "Um dos focos do encontro é reunir os usuários, os que trabalhamos a distância com os que participam presencialmente dos cursos que o IBICT oferece por todo o Brasil, para que haja troca de experiências, potencializando e consolidando as ações do instituto junto à comunidade usuária desses sistemas”, afirma Ronnie Fagundes de Brito, tecnologista do IBICT e um dos organizadores do evento.

Para o profissional de tecnologia da informação Kleber Carvalho Ferreira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), esse encontro reforça a parceria do IBICT com as instituições que utilizam os sistemas desenvolvidos pelo instituto. “Contamos com a equipe do IBICT para levar a informação e o conhecimento sobre as atualizações dos softwares, mantendo o padrão de qualidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido.”

Segundo Henry Poncio Cruz de Oliveira, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é grande a expectativa em relação à realização do SISPUB, por conta dos temas tratados nas palestras e workshops. “Espero que sejam criados laços, vínculos, possibilitando novas parcerias com o IBICT e outras instituições aqui presentes, para dinamizar o trabalho com esses softwares”, observou.

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Victor Almeida

Data da Notícia: 04/05/2017 14:40