Novembro azulBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

EEN Brasil lança novo site em apresentação no IBICT

EEN Brasil lança novo site em apresentação no IBICT

Apresentação EEN no auditório do IBICT

 

“A missão do IBICT é fazer com que o conhecimento seja disseminado, integrado e desenvolvido. A informação é vital para tudo e, cada vez mais, a sociedade, o governo e as empresas estão percebendo a importância dela. Nesse sentido, a EEN desempenha um papel central para que o Instituto possa cumprir essa missão”, explicou Cecília Leite, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), durante apresentação sobre a Enterprise Europe Network (EEN), em Brasília, no dia 14.

A EEN é uma plataforma online, criada pela Comissão Europeia em 2008, para auxiliar pequenas e médias empresas no acesso a informações sobre políticas e oportunidades de negócios, assistência em processos de transferência de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I). São mais de 600 instituições em 66 países conectadas por um grande banco de dados, que reúne informações a respeito de empresas e mercado de cada país. No Brasil, é realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo IBICT.

O pesquisador Márcio Canedo, um dos especialistas da EEN Brasil, reforçou a opinião de Cecília Leite sobre a EEN: “O IBICT é uma das instituições parceiras do consórcio EEN Brasil. Isso é muito positivo para a rede, uma vez que é um instituto especialista em organização de informações. Assim, fazemos com que os dados cheguem de forma palatável para o setor produtivo”.

Como explicou o professor Paulo Egler, integrante da equipe EEN, a rede tem três grandes blocos de atuação. “Um desses blocos é o comércio internacional, que é todo um conjunto de atividades voltadas para a internacionalização de empresas. Se, por exemplo, uma empresa quer exportar para a Holanda, a EEN Brasil pode acionar a rede na Holanda e informar quais são os procedimentos e regras para uma empresa brasileira poder colocar o produto dela na Holanda e vice-versa. O segundo foco da rede é transferência de tecnologia. E, em terceiro, a pesquisa e o desenvolvimento, promovendo a parceria entre instituições brasileiras e europeias”, detalhou o professor.

Site da EEN a serviço do empresário brasileiro – Durante a apresentação, a pesquisadora Cristiana Vieira explicou o funcionamento do site da EEN Brasil. Em versão recém-lançada, o novo site oferece ferramentas para que os pequenos e médios empresários possam concretizar parcerias.

“No site da EEN Brasil é possível realizar buscas de acordo com o perfil de ofertas e demandas, bem como país de origem e de procura das oportunidades, separadas por tipos de parcerias e cooperação. Além disso, o site permite criar perfis para empresas. Nosso objetivo final é que as empresas criem parcerias efetivas e duradouras”, explicou Cristiana.

Nas mais de 9.000 oportunidades de negócios listadas no banco de dados da EEN Brasil, há companhias europeias que postam seus negócios, produtos e interesses em parcerias com empresas de outros lugares do mundo. Todo mês, serão selecionadas oportunidades que possam ter maior interesse aos empresários brasileiros nas áreas cobertas pela EEN.

 

Para conhecer mais sobre a EEN, acesse: http://eenbrasil.com.br.

 

Patrícia Osandón

Divisão de Relações Internacionais do IBICT

Créditos da imagem: Patrícia Osandón

Data da Notícia: 16/06/2017 17:15