Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Coordenadora do IBICT participa do Fórum RNP 2017

Coordenadora do IBICT participa do Fórum RNP 2017

Lillian Alvares durante o Fórum RNP 2017

 

A coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Lillian Alvares, participou nesta terça-feira (17), do painel temático “Desafios e Perspectivas para a Gestão de Identidade no Meio Acadêmico Nacional” do Fórum RNP 2017, que acontece até o dia 18/9, no Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília.

Com o tema “25 anos de internet no Brasil: desafios e tendências”, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realiza o fórum com o objetivo de debater os desafios para a sustentabilidade das redes acadêmicas e seu valor para o futuro do país. A ideia é que os participantes do evento colaborem com perspectivas que orientem estratégias para o planejamento de mudanças necessárias à evolução das redes.

Representando o IBICT, Lillian Alvares falou sobre os produtos e serviços do instituto, entre eles o Projeto BR-CRIS, que tem por objetivo propor um modelo de infraestrutura tecnológica para uma estrutura que agregará os sistemas de informação já existentes além de propor novos. “Esse projeto atenderá as necessidades de informação resultando num ecossistema grandioso e inovador”, explicou a coordenadora.

O BR-CRIS é uma analogia ao PTCRIS, desenvolvido em Portugal, associado ao EUROCRIS – sistema de informação existente em diversos países desenvolvidos. Trata-se de um projeto que promove a gestão, a produção e o acesso à informação sobre a atividade científica nacional, fomentando a integração de diferentes órgãos governamentais.

O Fórum RNP é dirigido a reitores, pró-reitores, diretores de TIC de universidades, institutos federais e de pesquisa, além de gestores públicos, coordenadores de projetos e fornecedores de TIC. Participaram da mesa de abertura várias autoridades, entre eles Gilberto Kassab (ministro de Estado Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC), Mendonça Filho (ministro de Estado Ministério da Educação), Ricardo Barros (ministro de Estado Ministério da Saúde - MS) e Sérgio Sá Leitão (ministro de Estado Ministério da Cultura).

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Divulgação

Data da Notícia: 19/10/2017 11:05