Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Conferência internacional debate Acesso Aberto e Ciência Aberta no RJ

Conferência internacional debate Acesso Aberto e Ciência Aberta no RJ

Fundação Oswaldo Cruz sedia a 8 ª ConfOA

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade do Minho de Portugal e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal estão realizando, de 4 a 6 de outubro, no Rio de Janeiro, a 8 ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto - ConfOA.

O evento reúne as comunidades brasileira e portuguesa ligadas a atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento. Durante os três dias da conferência, pesquisadores, profissionais e estudantes da área de acesso aberto discutirão assuntos que englobam o tema central: “Do Acesso Aberto à Ciência Aberta".

De acordo com a coordenadora de Atendimento à Comunidade do IBICT, Tainá Batista, a ConfOA é uma das ações decorrentes do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministérios da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil, em outubro de 2009. “Instituições dos dois países se reúnem para dialogar sobre políticas de Acesso Aberto e Ciência Aberta em Portugal e no Brasil”, observou Tainá.

Participaram da mesa de abertura a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Luís Felipe Silvério Fortuna; a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Fernanda Rollo; o reitor da Universidade do Minho, António Cunha; a coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do IBICT, Bianca Amaro; e o representante da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal, Vasco Vaz.

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

 

Créditos da imagem: 8 ª ConfOA

Data da Notícia: 05/10/2017 15:55