Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Centro Brasileiro do ISSN lança nova página na web

Centro Brasileiro do ISSN lança nova página na web

Nova página na web do Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) está disponível para os usuários

 

O Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) acaba de disponibilizar a sua página na web. O Centro Brasileiro faz parte da Rede Internacional do ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para o Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. O ISSN é uma organização intergovernamental representada por 89 centros nacionais e regionais, em todo o mundo. A página do CBISSN está disponível no endereço: http://cbissn.ibict.br/

O novo espaço do CBISSN dissemina informações gerais do processo de atribuições do código ISSN às publicações seriadas, bem como demais notícias de interesse dos usuários.

Desde 1975, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) vem desenvolvendo as funções de Centro Nacional da Rede ISSN. Em 1980, o instituto se estabeleceu como Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN). Assim, o IBICT passou a ser o único membro no Brasil responsável pela atribuição do código ISSN.

Saiba mais

O ISSN é um código único e internacionalmente aceito. O ISSN pode identificar uma publicação seriada independentemente de seu idioma ou país de origem fazendo a distinção entre publicações seriadas com o mesmo nome ou títulos semelhantes.

De acordo com o Centro Internacional do ISSN, o código é usado onde a informação sobre publicações seriadas necessita ser registrada e comunicada com precisão (ordens de compra, pesquisas em base de dados, etc).

O ISSN proporciona um método eficiente e econômico de comunicação entre editores, fornecedores e compradores de publicações seriadas. Proporciona, também, um ponto de acesso útil aos catálogos de editores, diretórios comerciais, inventários automatizados, bibliografias, entre outros.

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Data da Notícia: 09/02/2017 15:05