Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

CBPF e IBICT em colaboração acadêmica

CBPF e IBICT em colaboração acadêmica

Professores e pesquisadores presentes na banca da tese de Moisés Nisenbaum, da esquerda para direita: Tania Chalhub, Marco Schneider, Lena Vania Ribeiro Pinheiro, Moisés Nisemba, José Abdalla Helayël Neto, Luis Fernando Sayão e Rosali Fernandez de Souza

 

Na próxima sexta-feira (12), Moisés André Nisenbaum, físico, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrará, a convite do professor e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) dr. José Abdalla Helayël Neto, uma palestra no Seminário do Grupo de Pesquisa “Física e Humanidades”. A palestra, “A Transposição Científica da Física para a Ciência da Informação”, é tema de sua tese de doutorado, defendida e aprovada em 21 de março deste ano.

O objetivo da tese foi revelar, quantificar e qualificar a relação interdisciplinar entre Ciência da Informação e Física, estabelecida por meio do objeto de estudo da CI: a informação. Um conceito novo, o de Transposição Científica, foi desenvolvido no intuito de auxiliar a medição da interdisciplinaridade entre Física e CI. Os resultados apontam a existência de interdisciplinaridade, muitas vezes indireta, entre Física e CI, e que o método da Transposição Científica se mostrou eficiente na sua identificação.

Deve-se o início dos estudos de aproximação epistemológica entre a Ciência da Informação e a Física a Álvaro Pimentel Sobrinho, ao propor como questão de pesquisa de sua tese “A contribuição do bit quântico (q-bit) para os construtos teóricos da Ciência da Informação”, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação (IBICT-UFRJ), defendida em 27 de março de 2013.  Sua orientadora, a professora dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro, do IBICT, constatou a necessidade de partilhar a orientação com um físico e convidou o professor José Abdalla Helayël Neto que, na sua generosidade acadêmica, aceitou e repetiu a experiência na orientação de Moisés André Nisenbaum.

A direção do IBICT parabeniza os pesquisadores e professores José Abdalla Helayël Neto e Lena Vania Ribeiro Pinheiro pela iniciativa dessas pesquisas, que ensejaram a colaboração acadêmica entre CBPF e IBICT, e faz votos por sua continuidade, aprofundamento e expansão.

 

Evento: Seminário do Grupo de Pesquisa “Física e Humanidades”

Data e horário: 12 de maio de 2017, às 14h30

Local: CBPF, Auditório do 5º andar

 

Arthur Fernando Costa

Coordenação Geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos

Créditos da imagem: COEP/IBICT

Data da Notícia: 11/05/2017 16:15