Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Caso de êxito de oasisbr e LA Referencia é apresentado em importante reunião de acesso aberto na Austrália

Caso de êxito de oasisbr e LA Referencia é apresentado em importante reunião de acesso aberto na Austrália

Washington Ribeiro (e) e participantes do Open Repositories Conference 2017

 

Os exitosos resultados obtidos por oasisbr depois da instalação do software de LA Referencia foram apresentados em um dos mais importantes encontros mundiais de repositórios, o Open Repositories Conference 2017, realizado entre os dias 26 e 30 de junho, em Brisbane, Austrália.

A exposição foi realizada pelo tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Washington Ribeiro, e pelo Gerente Técnico de LA Referencia Lautaro Matas durante a sessão "Open knowledge infrastructures", moderada por Kathleen Shearer, de COAR. Na ocasião, foram demonstrados os problemas enfrentados pelo Portal Brasileiro de Publicações Científicas de Acesso Aberto (oasisbr) para realizar a coleta em seus repositórios e os ótimos resultados obtidos pelo portal brasileiro depois da atualização tecnológica realizada em 2015 por meio da nova versão do buscador desenvolvido pela Rede Latinoamericana de Repositórios de Acceso Aberto.

Adaptável às diretrizes de OpenAIRE, plataforma de acesso aberto para o programa Horizonte2020 da Comissão Europeia, a tecnologia de LA Referencia é uma ferramenta de coleta de informações (metadados) que, além de apoiar o nodo central da rede regional, funciona como um serviço agregador e portal nacional para os países membros. A solução tecnológica se originou na fase piloto do projeto, que durou de março a setembro de 2013. Em meados de 2014, com recursos financeiros provenientes dos órgãos de Ciência e Tecnologia da região que formam o Conselho Diretor de LA Referencia, determinou-se a necessidade de uma nova solução transferível e um conjunto de melhorias tecnológicas.

A apresentação relatou a situação de oasisbr, que até 2014, oito anos depois de sua criação, tinha adicionado uma pequena parte da herança brasileira em termos de trabalhos científicos de acesso aberto, com 440.000 registros, o que levou a equipe do IBICT a iniciar um projeto de atualização tecnológica do oasisbr, com a substituição de seu coletor, do validador de metadados, transformador, provedor e metabuscador. O processo terminou em Julho de 2015, e o resultado foi um novo site, com base em uma plataforma fornecida por LA Referencia. O novo software possibilitou a transformação de metadados sem problemas, além de uma interface de usuário de validação e a coleta de estatísticas. Após a atualização tecnológica, mais de 1 milhão e 700 mil documentos, incluindo artigos, teses, dissertações e outros documentos científicos foram agregadas a oasisbr.

“O IBICT está muito contente com o resultado alcançado e por ter apoiado, de forma direta e efetiva, esse tão importante desenvolvimento tecnológico no âmbito da LA Referencia. O resultado demonstra que são possíveis as realizações de ações em rede em prol do desenvolvimento regional e mundial. Isto demonstra e força e importância da LA Referência”, celebrou a Coordenadora do Laboratório de Metodologias de Trat. e Disseminação da Informação do IBICT, Bianca Amaro.

A opinião foi corroborada pela presidenta de LA Referencia, Patricia Muñoz Palma. "Nossa plataforma é um resultado eficiente que mostra como LA Referencia, em sua qualidade de bem público regional responde a questões relacionadas ao Acesso Aberto e se alinha com o desenvolvimento de um ecossistema de ciência aberta na América Latina. Isso nos permite cooperar a partir de um ponto de vista tecnológico e também político, o que significa enormes economias de âmbito e escala", comemora.

Desde 2015, a tecnologia de LA Referencia já foi instalada no Brasil (IBICT) Colômbia (Renata, Colciencias, Ministerio de Educação), Costa Rica (CONARE), Chile (CONICYT), Equador (CEDIA, SENECYT) e Peru (CONCYTEC). A plataforma está em processo de instalação na Argentina (MINCYT) e El Salvador (CBUES, Viceministério de Ciência e Tecnologia).

Segundo Alberto Cabezas, Secretário Executivo de LA Referencia, a nova versão facilitará o trabalho dos profissionais envolvidos com acesso aberto em toda a região. "A nova versão permite um maior controle dos bibliotecários sobre as transformações e opera com diversas diretrizes. As ferramentas de diagnóstico também permitem que os repositórios ligados a cada nodo nacional recebam relevantes feedbacks. Estamos conseguindo, graças à colaboração e participação ativa de IBICT, gerar uma comunidade de trabalho ao redor destas ferramentas.”

Para mais informações sobre o buscador de LA Referencia, visite: http://www.lareferencia.info. Para mais informações sobre oasisbr, visite: http://oasisbr.ibict.br/vufind/

 

Luiz Alberto Rasseli

RedCLARA - LA Referencia

Créditos da imagem: RedCLARA - LA Referencia

Data da Notícia: 14/07/2017 10:50