Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações apresenta nova interface

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações apresenta nova interface

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) acaba de atualizar a interface de uma das suas mais importantes iniciativas: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O serviço tem por objetivo reunir teses e dissertações defendidas no Brasil em um único portal de busca.

No espaço, estão hospedados mais de trezentos mil documentos. São textos completos disponibilizados em acesso aberto para consultas e downloads. Nesse sentido, a BDTD também promove a visibilidade da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros e, claro, das instituições de ensino e pesquisa participantes da Rede BDTD.

De acordo com a coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Ibict, Bianca Amaro de Melo, a atualização da interface da biblioteca se deu após um extenso trabalho. “A BDTD recebeu importantes melhorias, tais como, uma nova interface de busca baseada no sofware VuFind, o que acrescentou importantes funcionalidades de recuperação da informação”, destacou Bianca.

Segundo a coordernadora, houve também uma atualização do sistema que realiza a coleta dos metadados das instituições participantes, com o uso de tecnologias robustas e modernas como o software REPOX e o sistema de validação da rede LA Referencia.

Para conhecer a nova interface da biblioteca acesse: http://bdtd.ibict.br

Victor Almeida
Núcleo de Comunicação do Ibict

Data da Notícia: 21/07/2015 09:55