Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

O Periódico mais antigo do Brasil agora no SEER

O Periódico mais antigo do Brasil agora no SEER

O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém (PA), apontado como o periódico cientifico mais antigo do Brasil – com 113 anos – pelo Coordenador de Comunicação e Extensão do Museu, Nelson Sanjad, ganhou sua versão eletrônica no mês passado.

O primeiro exemplar foi publicado em 1894. Todo ano, o museu publica seis boletins, sendo três versões para o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas e três para o Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi Ciências Naturais. As edições são lançadas a cada quatro meses, em abril, agosto e dezembro.

Este ano, o periódico foi reformulado. “A política editorial foi atualizada, o Conselho Científico renovado, outros editores forma nomeados, os números atrasados foram publicados e o boletim ganhou versão on-line”, conta Sanjad. “Todas as inovações foram feitas no sentido de indexá-lo em base nacionais e internacionais”.

As seis edições de 2006 estão disponíveis nos links http://marte.museu-goeldi.br/seer/index.php/boletimnaturais/search/titles e http://marte.museu-goeldi.br/seer/index.php/boletimhumanas/search/titles . O link do Seer é http://www.ibict.br/secao.php?cat=SEER

Todos os artigos podem ser baixados no formato .pdf. “Estamos empenhados em regularizar a periodicidade dos boletins até o final do ano, com todas as edições deste ano. A intenção é que em abril próximo já tenhamos o primeiro volume de 2008 publicado’, diz Ilma Vieira, diretora do Museu Goeldi.

O novo portal do SEER contará com um diretório de mais de 300 revistas brasileiras que já usam o sistema.

Fonte: Rede C&T Informativo Interno MCT Ano IV - no. 32 Nov.-Dez. 2007

Data da Notícia: 15/01/2008 10:15