Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Livro sobre gestão florestal será lançado no Espírito Santo

A publicação é fruto de pesquisa desenvolvida na região e discute a sustentabilidade

Luiz Fernando Schettino
No dia 13 de dezembro, às 19h, no salão nobre da Assembléia Legislativa de Vitória, será lançado o livro “Avaliação da Gestão Florestal no Sul do Espírito Santo” de autoria do engenheiro florestal e professor do Departamento de Ecologia e Recursos Naturais da Universidade do Espírito Santo (UFES) Luiz Fernando Schettino - atual Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do engenheiro florestal e chefe regional do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) de Cachoeiro de Itapemirim, Fábio Corrêa Gonçalves.

Segundo os autores, o trabalho contribuirá para aprofundar a discussão sobre sustentabilidade do modelo de desenvolvimento da região sul do estado do Espírito Santo. A relação do uso dos recursos florestais (florestas e reflorestamento) como elementos essenciais para a existência de modelos sustentáveis no meio rural é enfatizada, propiciando mais elementos para o debate acerca dos caminhos que a sociedade, seus governantes e a iniciativa privada devem seguir para elaborar planos de gestão sustentável em relação ao uso dos recursos florestais.

O livro faz uma análise do papel da extensão rural, os mitos que cercam a atividade silvicultura e as finalidades do reflorestamento na região sul do Espírito Santo. A utilização e localização de matas naturais e o percentual de reserva legal e de áreas de preservação permanente em propriedades rurais também são analisados.

Os resultados apresentados com os dados da pesquisa possibilitam informações necessárias à gestão florestal da região, com a geração de renda e empregos e a promoção da sustentabilidade.

Outras Informações:
Endereço eletrônico: lfschettino@terra.com.br

Data da Notícia: 10/12/2007 14:18