Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Ibict e União Européia assinam convênio

O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Emir Suaiden, participou, no período de 27 de outubro a 03 de novembro, de uma viagem à Alemanha, França e Itália. Na França, Suaiden representou o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) na Conferência Geral da Unesco. Na Alemanha, participou de uma reunião de cooperação internacional da empresa PE e da Universidade de Sttugart. O encontro objetivou a consolidação de uma parceria no âmbito do projeto de Inventário do Ciclo de Vida (ICV) do Ibict, denominado Inventário do Ciclo de Vida para a Competitividade Ambiental da Indústria Brasileira (SICVBRASIL). Na Itália, o diretor participou de discussões que tratam da necessidade de um formato que facilite a integração de estudos de ICV e do formato ELCD. Também participaram do encontro a coordenadora e a gerente do projeto SIVBRASIL, Cecília Leite e Celina Rosa Lamb.


O diretor do Ibict, Emir Suaiden, em entrevista à Comunicação Social, contou como foi a viagem. Veja, a seguir, a entrevista na íntegra:


Comunicação - Professor Emir, como foi participar da Conferência Geral da Unesco, em Paris?


Emir Suaiden - Eu fui oficialmente para a França representar o MCT na Conferência Geral da Unesco. Isso foi muito importante para o Ibict, porque a relação com a Unesco é fundamental para um órgão que trabalha com a informação. Um total de 96 países esteve presente à Conferência Geral. A Unesco confirmou o Ibict como o órgão que vai coordenar o programa "Information for All" no Brasil. Por meio desse programa, será possível estabelecer uma política de informação em ciência e tecnologia. Também os países africanos de língua portuguesa, presentes ao evento em Paris, querem uma consultoria do Ibict na área da informação e pretendem fazer intercâmbio entre os dois países na área de ciência e tecnologia.


Comunicação – Quem participará do programa “Information for All”:


Emir Suaiden - Todos os órgãos que trabalham com informação no Brasil serão chamados, tanto instituições públicas, quanto agências de fomento e a própria Unesco. A idéia é formar um grupo de trabalho com representantes de todas as instituições. Acredito que ele seja implementado ainda no primeiro trimestre de 2008.


Comunicação – Como foi a reunião com a empresa alemã PE?


Emir Suaiden – O objetivo foi consolidar parcerias e o repasse de metodologia de elaboração de inventários aos técnicos do Ibict e aos especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UnB). Foi apresentada a estrutura de suporte da Universidade de Stuttgart à temática ICV e a síntese do projeto-piloto Inventário do Óleo Diesel Brasileiro, um projeto em desenvolvimento que envolve técnicos do IBICT e a PE Internacional. Nessa apresentação, foi descrita também a metodologia adotada para elaboração de inventário, com principais fases de construção.


Comunicação – A cooperação entre a UNEP-França e o Ibict funcionará de que maneira?


Emir Suaiden – A proposta foi promover cooperação internacional entre o IBICT e a UNEP. Houve uma apresentação das respectivas instituições e a reunião concentrou-se em discussões em torno de atividades de interesse mútuo, como a indexação do site de ICV/IBICT junto à UNEP, e tradução de material de divulgação de metodologias, entre outros.


Comunicação – Na Itália, como resultou a reunião com a Comissão Européia?


Emir Suaiden – As instituições presentes apresentaram suas linhas de atuação, e o tema principal foi a formalização de parcerias. Contudo, também foram discutidas as necessidades de um formato que facilite a integração de estudos de inventários, e o formato ELCD. Por fim, foi abordada a necessidade de validação dos inventários brasileiros e a padronização terminológica.


Daniela Cunha e Cláudia Mohn
Assessoria de Comunicação Social do Ibict

Data da Notícia: 03/12/2007 15:06