Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

 

O QUE É?

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 14ª SNCT vai de 23 a 29 de outubro de 2017.

COMO PARTICIPAR

Neste site, nos sites estaduais ou em meios de comunicação de sua região, você encontrará informações sobre os eventos que integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este site traz informações sobre as atividades e os contatos locais, além de notícias, artigos, fotos, vídeos e outros materiais. Aqui você pode identificar o coordenador regional em seu estado e solicitar o material de divulgação da SNCT para sua região ou instituição, como cartazes, folders, vídeos, banners etc. Se você tiver interesse em ter uma participação mais ativa, divulgando a SNCT ou organizando eventos, vá em frente e pense no que pode ser feito no seu município, instituição de pesquisa, escola, universidade, bairro, associação ou em locais públicos. É importante que você cadastre aqui todas as atividades que pretende desenvolver, pois as informações de todo o país ficarão disponíveis para facilitar o acesso do grande público e da imprensa.

QUEM PARTICIPA?

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

QUAL O TEMA DESSE ANO?

“A Matemática está em tudo” é o tema escolhido para a 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A escolha baseia-se no fato de que a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos acontecem pela primeira vez no Brasil. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.

MAIS INFORMAÇÕES

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento. Em cada estado, existem parceiros locais que podem orientar em como participar da SNCT.  A realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à C&T de cada região. Muitos estados e municípios já criaram suas semanas estaduais ou municipais de C&T, articuladas com a SNCT.

Data do evento: 23/10/2017 08:00 até 29/10/2017 20:00