Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Parceria entre IBICT e FAPEAL dá início a rodada de discussões sobre o BRCRIS

Parceria entre IBICT e FAPEAL dá início a rodada de discussões sobre o BRCRIS

Coordenador do IBICT Arthur Costa durante encontro sobre o BRCRIS

 

A manhã desta segunda-feira (10), marcou o início de uma rodada de quatro dias de discussão realizada nas instalações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em Brasília, com vistas à operacionalização do projeto piloto BRCRIS entre o IBICT e a Fundação de Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). A abertura contou com a presença da diretora do Instituto, Cecília Leite; do coordenador-geral de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, Arthur Costa; de representantes da FAPEAL, Fábio Guedes, Rosaline Mota e Ronaldo Araújo; além de consultores e pesquisadores envolvidos no projeto.

Na abertura, Cecília Leite agradeceu a presença de todos e disse que o encontro é um momento histórico para a ciência brasileira, tendo em vista a importância da discussão. “Se conseguirmos construir e colocar o CRIS brasileiro em evidência será um momento a ser comemorado. Com todas as dificuldades do cenário da Ciência e Tecnologia é um grande prazer encontrar parceiros que possam nos fazer sair desses momentos de forma melhor do que entramos” e complementou ainda “é muito gratificante perceber que esse grupo não faz parte da crise e sim da oportunidade”.

Por videoconferência o diretor da FAPEAL, Fábio Guedes, disse estar muito motivado com a parceria entre as instituições. “Espero que esse projeto possa se estender às demais fundações de amparo à pesquisa no Brasil, pois elas têm seguido fortemente apesar da situação difícil em relação aos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação”. De acordo com o diretor, o Conselho Estadual das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa tem se reunido com muita frequência e participado ativamente da agenda nacional e, por isso, ele acredita na importância de projetos como o BRCRIS. “Estamos muito entusiasmados com essa parceria com o IBICT, pois ela abre novos horizontes para a pesquisa nacional”, comemorou.

O coordenador-geral do IBICT Arthur Costa fez um breve relato a respeito do envolvimento dos profissionais da Casa com os representantes da FAPEAL. “Em novembro de 2016, realizamos aqui em Brasília o EuroCRIS e conhecemos a fundação durante o evento. Essa parceria se inicia sem recursos financeiros, mas com uma força de iniciativas pessoais e de muita vontade de dar certo, porque é uma demanda que envolve a todos. Temos que internacionalizar a nossa produção científica e com a participação dessa equipe de profissionais tão competentes, que aderiram espontaneamente ao projeto, estamos seguros de que vamos no caminho certo”, disse.

Os consultores da FAPEAL Rosaline Mota, Ronaldo Araújo e Tiago D’Ávila fizeram apresentações na sequência e falaram sobre o sistema de informação de pesquisa da FAPEAL; os indicadores de Ciência e Tecnologia do estado de Alagoas (CRIS-FAPEAL) e o planejamento, Ciência e Tecnologia e Financiamento para o uso do sistema CRIS orientado aos objetivos do projeto.

Representando o IBICT, consultores e pesquisadores falaram no primeiro dia do encontro sobre a contextualização no campo da Ciência da Informação (Maria Nazaré Pereira), análise da informação da BDTD e requisitos para integrar sistemas de informação (Lillian Alvares e Tainá Batista); metadados e interoperabilidade: a estruturação da BDTD e do Oasis BR (Washington Luiz); linguagens de tratamento e recuperação de informações: interoperabilidade semântica (Maria Luiza de Almeida Campos) e, por fim, o sistema de classificação do CASRAI (Hagar Espanha Gomes).

No segundo dia de discussões, o representante do CNPq, Paulo Henrique Santana, contextualizou o campo da TI no âmbito do projeto. Em seguida, os participantes assistiram a uma palestra sobre DSpace CRIS e na sequência sobre o ambiente colaborativo e gestão de projeto com o consultor Márcio Henrique Rosa. No período da tarde, o grupo se reuniu para a elaboração do projeto piloto BR-CRIS IBICT/FAPEAL.

Uma reunião geral será realizada no último dia da programação para apresentação dos resultados finais do projeto piloto.

 

Cláudia Mohn

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Data da Notícia: 12/04/2017 15:15